O mundo dos carros autônomos ainda é terra de ninguém em quase qualquer lugar, mas isso tende a mudar, pelo menos no Reino Unido. Ali, o governo de Sua Majestade, o Rei Carlos III, o famoso Charles, mudará as regras.
Em realidade, o governo de Londres planeja estabelecer de fato uma legislação para os carros autônomos nas ilhas britânicas, onde a responsabilidade por acidentes envolvendo veículos de direção independente do motorista será das empresas, e não dos motoristas.
O fato do governo britânico proteger os motoristas foi festejado pelas seguradoras e também startups de desenvolvimento de inteligência artificial e condução autônoma.
O motivo é que a legislação passa assim a ser definida, e as empresas envolvidas no processo poderão ter liberdade para testar suas tecnologias e aplicá-las no país de acordo com a lei.
Em pronunciamento, o Rei Carlos III disse: “Os meus ministros introduzirão novos quadros jurídicos para apoiar o desenvolvimento comercial seguro das indústrias emergentes, como os veículos autônomos”.
Alex Kendall, CEO da startup AV Wayve, comentou: “A nova legislação primária para veículos autônomos nos dá confiança para continuar investindo em P&D e aumentando nossa base de talentos aqui no Reino Unido”.
Tara Foley, chefe de operações do Reino Unido e Irlanda da seguradora global AXA, afirmou: “Para as seguradoras, também proporciona clareza crucial para estabelecer a responsabilidade pela condução autônoma”.
Para os motoristas, isso se torna mais que uma vitória, pois dá aos condutores a confiança de utilizar a tecnologia com responsabilidade, uma vez que atualmente quase tudo relacionado com os sistemas de assistência direta à condução são ilegais diante de autoridades de trânsito.
Quando a condução autônoma surgiu como uma meta da indústria, três coisas impediam-na de existir: tecnologia, confiança e legislação.
A tecnologia existe hoje até no Brasil, enquanto a confiança do motorista foi conquistada por ações como da Tesla, porém, a legislação não existe nenhum país ao nível nacional.
Com esta ação, o Reino Unido será o primeiro país a ter uma legislação nacional para carros autônomos, definindo seu uso e responsabilidades.
[Fonte: Reuters]
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!