Os pedágios urbanos são polêmicos em muitos lugares no mundo e mesmo aqui no Brasil, temos dois exemplos clássicos de cobrança municipal, sendo que uma deu errado e outra simplesmente passou batido…
Bem diferente de Londres ou Santiago do Chile, nenhuma cidade americana conta com pedágio urbano. Bom, agora eles terão sua primeira… Nova Iorque, a Big Apple de sempre, aprovou uma resolução para criar um pedágio urbano.
Nem é preciso pensar muito em qual região ele será aplicado e só sendo muito rico para ir de helicóptero ou ser o Superman para evitar o pagamento de US$ 15 para entrar em Manhattan.
Em realidade não será toda Manhattan, mas apenas a parte mais cobiçada dela, evitando assim que muitos carros entrem na região mais caótica em trânsito de “Metrópolis”, porém, os novaiorquinos estão odiando a ideia.
Morar em Manhattan já é extremamente caro e ainda ter que pagar pedágio para rodar numa das ilhas mais famosas e densamente habitadas do mundo é simplesmente o fim para muita gente.
Os opositores acreditam que o transporte público ficará sobrecarregado, especialmente o famoso metrô de Nova Iorque, onde até mesmo celebridades da música e do cinema simplesmente não aguentam o trânsito acima ou abaixo, e usam o sistema.
Todavia, a decisão da prefeitura já foi tomada e a partir do versão americano de 2024, os novaiorquinos pagar~]ao US$ 15 para rodar de dia entre o sul da 60th Street e o sul do Central Park.
Durante à noite, o valor será menor, assim como para motos, mas quanto maior o veículo, maior será a tarifa cobrada. A administração da metrópole cosmopolita alega que isso reduzirá os congestionamentos, facilitando o trânsito de serviços de emergência.
Ao direcionar o fluxo de motoristas que querem evitar a taxa para o transporte público, a prefeitura acredita que os serviços de metrô, trens, táxis, entre outros, melhorarão e reduzirão efetivamente seus custos.
Nos dois exemplos brasileiros? O primeiro é o malfadado pedágio da ilha de Santa Catarina, onde fica a capital Florianópolis. O segundo é o pedágio da Linha Amarela, que fica na cidade do Rio de Janeiro.
[Fonte: Auto Evolution]
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!