Recentemente um deputado estadual de São Paulo foi flagrado com um carro oficial portando luzes de sinalização conhecidas como “giroflex”, mas o caso não é único e um condutor parado pela polícia, disse que a prática ilegal virou moda…
Isso aconteceu na BR-282 em Lages/SC, onde um motorista a bordo de um Chevrolet Celta de cor branca, foi flagrado com luzes de sinalização que só podem ser usadas por viaturas de autoridades, ambulâncias e carros do Bombeiro.
As luzes estroboscópicas semelhantes às de um “giroflex” estavam presentes na grade do Celta e isso chamou a atenção da Polícia Rodoviária Federal e ao ser abordado pelos agentes da PRF, disse que a prática “é a nova moda da galera”.
O motorista foi autuado pela PRF e foi informado do prazo para regularização do veículo junto ao Detran, sendo o veículo retido.
Ainda assim, vários motoristas usam ilegalmente essas luzes de sinalização como se fossem agentes da Polícia Civil em carros descaracterizados para investigação, de modo a obter vantagens no trânsito.
Nesse caso, geralmente adotam em seus carros, vidros com filme 100% para não serem identificados e trafegando ligando essas luzes, com alguns usando sirenes para aumentar a pressão sobre os demais condutores, que assim franqueiam a passagem para a “autoridade”.
O mesmo ocorre nas estradas, onde em alta velocidade, esses condutores forçam a passagem acima do limite para obter vantagem e assim passam como se fossem agentes da polícia em serviço.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no artigo 29, diz que “o uso de dispositivos de alarme sonoro e de iluminação intermitente somente poderá ocorrer por ocasião da efetiva prestação de serviço de urgência”.
O condutor flagrado com luzes de sinalização e sirenes de alerta comete infração considerada grave com cinco pontos na Carteira de Habilitação (CNH) e multa de R$ 195,23.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!