Você já ouviu falar da Lecar, marca brasileira criada para produzir um carro elétrico nacional no Rio Grande do Sul e cujo dono é chamado de “Elon Musk brasileiro”.
Pois bem, embora ainda esteja construindo seu veículo, Flávio Figueiredo Assis quer um novo local de produção e está de olho na Bahia.
Na mesma cidade que recebeu da Ford um investimento que seria feito na terra dos gaúchos, agora o “Elon Musk brasileiro” quer o direito de produzir na antiga fábrica da montadora americana, que a deixou em 11 de janeiro de 2021.
Se fosse no começo do ano passado ou em 2022, não haveria problemas, mas agora, quem está no endereço industrial de Camaçari é a BYD, já sacramentada junto ao governo da Bahia, mas há um detalhe técnico que dá esperanças a Flávio Figueiredo.
O empresário capixaba, fundador da Lecar, esteve em Camaçari para ver a instalação e o terreno, mas sua visita se baseou num dispositivo do processo de arrendamento do local, emitido pelo governo da Bahia em 30 de janeiro e válido até 1 de março.
Nesse período, empresas podem enviar propostas de utilização da área do terreno e da fábrica, com as Lecar tendo enviado sua proposta ao governo da Bahia, demonstrando interesse no local.
A manifestação de interesse da BYD foi amplamente divulgada, inclusive pelo próprio governo baiano, que não respondeu sobre o assunto, quando questionado pela revista Auto Esporte.
Segundo o dito à imprensa durante o lançamento do Dolphin Mini, a BYD irá iniciar os trabalhos na planta que foi da Ford a partir de março.
Sobre a planta, Flávio comentou: “Trata-se de uma área nobre, a apenas 25 km de Salvador, 35 minutos do aeroporto, em um polo industrial maduro e desenvolvido com vários fornecedores automobilísticos. Todo esse potencial precisa continuar gerando riquezas para o nosso país”.
Agora, o “Elon Musk brasileiro” aguarda o processo sobre a manifestação de interesse junto ao governo da Bahia. Ele tem esperança em seu intento: “Iremos contratar fornecedores locais e priorizar a contratação dos ex-funcionários da Ford, valorizando a mão de obra da região. Nosso compromisso é recuperar as demissões causadas pelo fechamento da fábrica, gerando emprego e renda prioritariamente aos baianos”, disse.
Enquanto, o Lecar Model 459 está sendo construído em Caxias do Sul, tendo como proposta um estilo expressivo, bateria com alcance de 400 km e preço de R$ 279 mil, mas na Bahia, Flávio quer fazer um modelo menor, com 300 km de autonomia e preço na casa dos R$ 100 mil.
[Fonte: AE]
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!