A Ford está seguindo outros fabricantes americanos em busca de uma plataforma versátil para suas picapes grandes e também para esportivos tradicionais, como o Mustang, por exemplo.
No Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos (USPTO), a Ford registrou uma nova plataforma que usa chassi com baterias e motores elétricos, divulgado em 2 de janeiro e originalmente apresentado em 28 de abril de 2021.
O chassi é do tipo skate com travessas e longarinas que sustentam as células de energia num compartimento central, que poderia ser produzido até mesmo externamente e levado até a fábrica para ser montado em tamanhos variados.
Essa nova base da Ford possui subchassis para os eixos dianteiro e traseiros, com suportes triangulares que sustentam a suspensão, feia com braços múltiplos e também com câmaras pneumáticas e amortecedores.
Nesses subchasssis ficam os motores elétricos com seus controladores eletrônicos, garantindo assim a tração nas rodas conectadas em cada módulo. Pelas imagens descritas pela Ford, pode-se ver ainda os níveis de altura máxima e mínima da suspensão.
Pelo que podemos ver, o novo chassi pode ter as travessas dos subchassis inclinadas para cima, elevando ainda a altura livre do solo desse conjunto, mais notadamente feito para picapes como a Ford F-150.
Noutra imagem, a plataforma modular da Ford tem um conjunto central com módulos independentes, que permitem variar a quantidade de células carregadas pelo modelo, sendo em duas bancadas externas e uma central, rebaixada, aparentemente.
Interessante também são placas encaixadas nos subchassis que sustentam as suspensões dianteira e traseira, porém, estas peças retangulares, podem ser montadas em posição vertical ou horizontal, o que também ajuda na altura do chassi.
Além de uma picape Ford F-250 divulgada com as imagens do chassi, outra foto revela descreve ainda uma opção de motores elétricos nas rodas, criando-se assim espaços úteis nos dois eixos.
Ford Chassi Modular Patente – Galeria de fotos
[Fonte: Motor Authority]
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!