Atualmente o mercado só fala em carros elétricos e não seria diferente, afinal, são os carros a bateria que estão chamando atenção do público com seus preços competitivos, porém, algumas montadoras querem virar o disco.
Toyota, Stellantis e Volkswagen querem tocar o vinil no lado B e com a agulha começando na faixa de 2024, ano em que a Stellantis afirma iniciar a produção de carros híbridos flex, com a japonesa ponto data em seu terceiro eletrificado feito no país.
Carlos Kitagawa, CFO da Stellantis para a América Latina, falou durante o Congresso AutoData Perspectivas 2024, revelando que a plataforma BioHybrid da empresa começa a ser feita em 2024.
Kitagawa disse: “A nossa região é muito significativa para a Stellantis no mundo e nós temos, sem dúvida, a crença de que continuaremos a investir muito forte aqui. Então, sim, estamos prestes a anunciar o maior investimento da indústria automotiva aqui do Brasil e isto será em breve porque inclui nosso processo de descarbonização”.
A Stellantis pretende produzir as tecnologias eletrificadas BioHybrid com sistemas MHEV, HEV e PHEV em Goiana, Pernambuco, onde a empresa se beneficia do Regime Automotivo do Nordeste, defendendo que industrializou a região, levando consigo 38 fornecedores.
Enquanto isso, a Volkswagen – outra que defende o híbrido flex – ainda não tem data para iniciar a produção de carros com essas tecnologias, embora o sindicato dos trabalhadores do ABC tenha fechado acordo para isso ocorrer a partir de 2027.
Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil e também presente no evento, comentou: “Acreditamos em várias soluções. Nosso foco ainda está no motor a combustão e temos uma vantagem muito grande no Brasil, da nossa matriz energética ligada ao etanol, o que faz com que nosso carro seja bom para o meio ambiente e acessível para a população.”
Possobom falou sobre a demora na transição para a eletrificação no país, que poderia derrubar o mercado se todos fossem imediatamente nesse caminho: “Somos prudentes neste ponto, então ofereceremos a nossos clientes carros a combustão, híbridos e, claro, elétricos”. Agora é esperar para ver.
[Fonte: Auto Data]
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!