O Polo Automotivo de Goiana, como a Stellantis chama agora o complexo industrial pernambucano, onde são produzidos cinco modelos de marcas do grupo internacional, terá um novo papel por aqui.
Além de fabricar as picapes Fiat Toro e Ram Rampage, assim como os SUVs Jeep Renegade, Compass e Commander, o Polo Automotivo de Goiana fará os carros híbridos flex e elétricos do grupo.
Chamadas Bio-Hybrid e BEV (Battery Electric Vehicle), as novas plataformas terão um papel importante no desenvolvimento de produtos locais para as cinco marcas da Stellantis.
Antonio Filosa, presidente da Stellantis para a América do Sul, comenta: “Nossas tecnologias de descarbonização privilegiam as características e recursos do Brasil, como o etanol e a energia elétrica limpa. Representam um esforço de nacionalização da produção. Nossa prioridade é descarbonizar a mobilidade, e queremos fazer isto de modo acessível para o maior número de consumidores, desenvolvendo tecnologias e componentes no Brasil”.
Com a localização das plataformas Bio-Hybrid e BEV no Nordeste, a Stellantis se aproxima de fornecedores para levar para a região a tecnologia necessária para dispor desses veículos.
A localização de peças e componentes, além de software, a Stellantis se aproxima de universidades da região e de empresas que visam a exportação desses sistemas.
Atualmente são 38 fornecedores, mas o objetivo é chegar a 50 empresas parceiras, sendo importante lembrar que a produção de carros híbridos com motorização flex não serão exclusivas de Goiana.
Por lá serão desenvolvidos os subconjuntos de Bio-Hybrid e BEV, que serão enviados para as outras plantas da Stellantis no país, sendo elas Betim (MG) e Porto Real (RJ).
As bases do projeto consistem em tecnologias MHEV, HEV e PHEV, além de BEV, surgindo assim modelos mais baratos com mild hybrid de 48V, carros intermediários híbridos comuns e os mais caros, com sistema plug-in, além de versões 100% elétricas.
Observando a linha Jeep, por exemplo, o Renegade MHEV 1.3 Turbo seria uma opção, com o Compass e Commander PHEV 1.3 Turbo, enquanto Toro e Rampage seriam híbridas comuns 1.3 Turbo
No caso de um carro elétrico, modelos como ë-C3 e e-208 nacionais, em Porto Real, seriam viáveis. Fora as opções MHEV e HEV para a Fiat em Betim.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!