A Stellantis terá uma quinta plataforma global e esta promete ser de baixo custo, porém, focada em carros elétricos, pelo que se sabe até agora.
Já tendo anunciado as bases STLA Small, Medium, Large e Frame, a Stellantis agora tem uma STLA “Smart Car”, para compor a base de carros acessíveis do grupo.
Segundo o site Automotive News Europe, a Stellantis terá sete modelos elétricos de baixo custo nessa quinta plataforma e orientados ao mercado europeu.
A novidade é uma reação à invasão de carros chineses no velho continente e para isso, o preço abaixo de € 20.000 será a arma dessa nova gama de elétricos de entrada.
O primeiro modelo já é conhecido, sendo o Novo Citroën ë-C3, que já tem preço anunciado de € 19.990 numa versão mais barata para 2025.
A ele se juntarão carros de outras marcas, ainda que o Novo Citroën ë-C3 Aircross possa ser colocado na conta, já que compartilha a mesma plataforma.
Fiat e Opel também serão contempladas com carros elétricos baratos, com o Novo Panda sendo o mais aguardado, enquanto os alemães podem ganhar um Adam-e.
Por aí, já temos quatro modelos, mas podemos esperar mais três. Estes outros três podem estar associados novamente com as marcas citadas, uma vez que Peugeot e DS, além de Alfa Romeo e Lancia não serão consideradas devido ao posicionamento.
Nessa conta, Jeep, Dodge e outras americanas também ficarão de fora, podendo aí surgir um equivalente elétrico do Pulse para a Fiat e outro igual para a Opel, restando anda uma opção.
Aqui também teremos a Smart Car? Pelo que a Stellantis mostrou e anunciou recentemente, a plataforma não só virá como “BEV”, assim como sustentará versões elétricos dos Novos C3, C3 Aircross e C3 X.
Além disso, poderia ainda trazer ao Brasil o Fiat Panda pela primeira vez, colocando-o no lugar do Mobi e servindo-o da mesma forma que a Citroën faz aqui, ou seja, com uma versão nacionalizada e simplificada, abaixo do Argo.
Feito isso, esperamos pelos menores preços entre os elétricos, especialmente se um Fiat Panda “made in Betim” surgir adiante.
[Fonte: ANE]
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!