A Stellantis está preparando novas versões da linha de motores Hurricane e a missão deles será ingrata, substituir lá na frente o icônico Hemi, além do conhecido Pentastar.
Atendendo à pressão ambiental sobre motores aspirados, a Stellantis – assim como suas rivais – não tem para onde correr e o motor Hurricane, tanto de quatro quanto de seis cilindros, terão atualizações importantes.
Uma delas é a versão do Hurricane 6 ou de seis cilindros em linha com 3.0 litros, que agregará dois turbocompressores ajustados para alcançar 406 cavalos.
Obviamente, pela cavalaria, você já imagina o destino desse propulsor no longo prazo… O problema será colocar isso na cabeça dos clientes, especialmente da Ram.
Para remediar as coisas sinistras que ocorrerão com o Hemi 5.7 nos próximos anos, a Stellantis compensará com maior torque no Hurricane 6 de “entrada”, já que o Hemi 6.4 também não irá escapar no futuro.
Nesse caso, a versão mais bombada do seis em linha terá nada menos que 527 cavalos para realmente impor força, mas ele não estará trabalhando sozinho.
O Hurricane 6 terá a companhia de motores elétricos para reduzir as emissões e também prover cavalaria suficiente para atingir outro ícone de força da Stellantis, o Hellcat.
Então, podemos imaginar um 3.0 biturbo com eletrificação plug-in e pelo menos 800 cavalos para compensar o fim do V8.
A tarefa ingrata recaiu sobre Micky Bly, vice-presidente sênior e chefe de sistemas de propulsão da Stellantis ao nível global, que terá a missão de apagar alguns motores pelo caminho, ajustar a potência de uns para baixo e outros para cima.
Nessa mudança, o Hurricane 4, que conhecemos a bordo da Rampage, terá uma versão mais potente adiante, de modo a compensar o uso do Pentastar, ainda que hoje em dia, ele de fato já seja uma alternativa ao V6 3.6 usados especialmente nos EUA.
Globalmente, enquanto isso, a Stellantis prepara a chegada de 75 modelos de carros elétricos até 2030.
[Fonte: Automotive News]
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!