O Renault Kardian, um anti-Pulse que a marca francesa apresentará no Brasil em 25 de outubro, no Rio de Janeiro, será vendjdo em alguns mercados onde a marca do losango é forte, especialmente na América Latina, mas também no Magreb (Norte da África) e Leste Europeu.
Nesse caso, dois vídeos recentes mostram que o Kardian é parte dessa estratégia de adicionar um crossover compacto ao portfólio local da marca nessas regiões, com Marrocos e Ucrânia, ambos com plantas industriais da Renault.
O Kardian, um modelo derivado do Dacia Sandero Stepway, é a modificação feita pelos franceses para mudar de um hatch aventureiro para um crossover com “atitude de SUV”, de modo que a marca muda o posicionamento do produto e também seu preço.
A Turquia, outro mercado importante para a Renault, assim como Argélia, também deverão receber o Kardian, especialmente a primeira, onde o Taliant – Novo Logan da Renault – já é vendido.
Com o Arkana voltando a ter importância regional para a Renault e o crossover derivado do Taliant ficando nas sombras, o Kardian ganha mais em destaque na marca, por não dividir a atenção, como aconteceu com o Fiat Pulse em relação ao Fastback.
Feito sobre a plataforma modular CMF-B, o Kardian dividirá a linha de produção com o próximo Arkana localizado em Zaporíjia, na Ucrânia, após evidentemente do fim da guerra e do resultado do conflito.
No Marrocos, o compartilhamento da linha será com o Novo Sandero, feito lá como Renault e também como Dacia, para exportação à União Europeia.
Aqui, o Kardian inaugura a linha que em breve terá também o Arkana, já visto em testes por aqui, já que ambos possuem a plataforma CMF-B, lembrando que o Arkana russo tinha a base B0 do Duster, mas essa variante também era feita na Ucrânia e deve ser substituída.
Agradecimentos ao Rogério R.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!