O mercado registrou 4.995 unidades de carros eletrificados no país, sendo tanto híbridos quanto elétricos, sendo um número atingido em novembro, porém, o recorde foi em setembro com 6.391 unidades.
Com 43.658 unidades vendidas até novembro, sendo 7.563 puramente elétricos, o mercado de eletrificados cresceu 25% em relação ao ano passado, e agora o mercado espera atingir 50.000 carros em 2022.
Num mercado com elétricos leves híbridos HEV (Hybrid Electric Vehicles), elétricos híbridos plug-in PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicles) e elétricos 100% a bateria BEV (Battery Electric Vehicle), a oferta já é ampla.
Contudo, o mercado de eletrificados deverá crescer muito a partir do próximo ano, com a chegada de novos carros elétricos e híbridos, especialmente plug-in.
No entanto, o termo “híbrido” deverá ser bem explorado pelas marcas no país, quando começarem a surgir os modelos “Hybrid” com sistema MHEV de 12V ou 48V.
Os micro-híbridos com motorização flex deverão dominar o cenário por conta de seu baixo custo em relação a um sistema HEV, com alternador/motor de partida acionado por correia, mais bateria de lítio e regeneração.
Adalberto Maluf, presidente da ABVE, comenta: “As vendas de novembro confirmam a tendência de alta do mercado de eletrificados leves no Brasil, que cresce consistentemente há mais de três anos”.
Maluf explica: “Fecharemos 2022 com quase 50 mil emplacamentos, ou cerca de 40% acima de 2021. Ainda assim, estamos distantes dos principais mercados em eletrificação”.
Numa comparação com outros mercados, Maluf faz uma declaração: “China e Alemanha já ultrapassaram os 30%, e a Europa deverá superar os 21%, na média”.
O executivo finaliza: “Temos muito a caminhar para criar no Brasil, um ambiente realmente favorável às energias limpas no transporte. Precisamos, urgentemente, de um Plano Nacional em prol da mobilidade elétrica”.
Entre as cidades, São Paulo é a que mais comprou eletrificados com 6,6 mil, seguida de Brasília e Rio de Janeiro, nessa ordem, Curitiba e Belo Horizonte seguem na sequência, a diferença é pequena, de 1,9 mil a 2,2 mil unidades.
[Fonte: ABVE]
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!