Que na estrada, um carro gasta mais combustível com os vidros abertos, isso é fato comprovado.
Se na cidade, é melhor andar com os vidros abertos e o ar-condicionado desligado, na estrada, o melhor a fazer é fechar os vidros e ligar o A/C.
Mas, será que além de gastar mais, o carro perde desempenho na estrada?
No ano de 2007, uma revista automotiva brasileira fez um teste com um Citroen C4 Pallas, modelo que estava sendo lançado naquele ano.
Este teste não foi feito a uma velocidade muito comum de as pessoas andarem com seus carros na estrada: a velocidade máxima do sedã.
Usando todos os cavalos extraídos de seu motor 2.0 16v de 143 cavalos de potência, com os vidros fechados o Citroen C4 Pallas conseguiu registrar a velocidade de 188,7 km/h.
Quando o mesmo teste foi feito com os vidros totalmente abertos, o longo sedã não passou de 186,1 km/h, indicando uma perda de 1,4% na performance, por causa dos vidros abertos.
No caso de um Corsa hatch 1.4, onde o mesmo teste foi feito, as velocidades atingidas foram de 171,1 km/h e 167,1 km/h, uma perda maior, que ficou em 2,4%.
Ficou comprovado que qualquer carro vai andar mais com os vidros fechados, o que acontece por causa do arrasto aerodinâmico.
E pior do que o desempenho reduzido, é a turbulência que acontece dentro do carro nessas condições.
Quaisquer papéis vão sair voando pelas janelas, os cabelos longos vão querer sair voando também, e o barulho é tão alto que é impossível conversar ou mesmo ouvir música um pouco mais baixa.
Em velocidade de até 70 ou 80 km/h, essa turbulência é quase que zero, acima disso já começa a incomodar.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!