Na península mais deslumbrante do mundo, a polícia nacional normalmente utiliza algumas versões de alta performance de modelos da Alfa Romeo e Lamborghini, mas pela primeira vez, a corporação italiana adiciona um crossover veloz, o Urus.
Não se trata apenas do Lamborghini Urus padrão, mas a versão Performante e a mesma não será usada para perseguir super carros de motoristas suspeitos por autoestradas da Itália, mas para transporte urgente de órgãos e plasma de sangue. Esta versão custa em conversão direta, nada menos que R$ 2,3 milhões.
Dá até para imaginar um Lamborghini Urus Performante com sirenes e luzes de alerta ligadas numa rodovia italiana, rodando em velocidades bem altas, mas totalmente de forma legal e imprescindível, afinal, vidas estarão em jogo.
Desde 2004 a Polizia di Stato recebe doações de carros da Lamborghini, com exemplares do Gallardo e do Huracán disponíveis. Todavia, com o Urus, o dobro de lugares e um espaço muito maior, está disponível para levar os recipientes com órgãos.
Pintado nas cores e no padrão visual da Polizia di Stato, o Lamborghini Urus Performante recebeu ainda luzes de alerta na grade frontal, assim como também no teto e traseira, além de sirenes e no bagageiro, um armário multifuncional para os agentes.
O Lamborghini Urus Performante da Polizia tem ainda sistema de comunicação fechada com os departamentos de polícia ao longo do trajeto que fizer, sempre com segurança para não comprometer a precisosa carga a bordo.
Maria Francesca Bruschi, policial estadual, comenta: “Esses carros possuem equipamentos específicos para o transporte de órgãos, por isso são utilizados para os chamados ‘transportes salva-vidas’, que são transportes que seriam particularmente complexos devido à localização das instalações hospitalares”.
Equipado com motor V8 4.0 Biturbo de 663 cavalos e 86,4 kgfm, com transmissão automática de oito marchas e tração nas quatro rodas, indo assim de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos e com velocidade final de 303 km/h. Uma bela máquina para uma boa ação.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!