A Stellantis está saindo da China, mas a China não sairá assim tão fácil do grupo sediado na Holanda, que agora detém 20% da marca chinesa Leapmotor, um dos fabricantes locais mais destacados recentemente.
Com 20% das ações em mãos, a Stellantis agora se torna um acionista estratégico da Leapmotor e isso permitirá que a marca chinesa tenha mais acesso ao mercado europeu.
Um dos objetivos da Stellantis é usar o ecossistema de tecnologia em veículos elétricos da Leapmotor na China para cumprir as principais metas de eletrificação do Dare Forward 2030, permanecendo aberta para explorar novas sinergias com esta parceira.
A compra dos 20% da Leapmotor, um investimento de € 1,5 bilhão, garante duas cadeiras no Conselho Administrativo da empresa chinesa, fundada em 2015 na cidade de Hangzhou, na província de Zhejiang.
A Leapmotor tem ligações com a FAW e iniciou-se mais fortemente no mercado de carros elétricos modernos a partir de 2020, tendo iniciado sua jornada com o esportivo S01, que saiu de linha em 2021.
Depois dele, o T03 popularizou a marca, sendo este um hatch urbano elétrico de 75 cavalos com 280 km de autonomia no WLTP, sendo um carrinho que aqui poderia custar na casa dos R$ 120 mil.
Outro produto da Leapmotor é o C11, um SUV médio de cinco lugares com versões elétrica e híbrida, sendo a primeira com 536 cavalos e autonomia de 550 km.
Na “híbrida”, que usa um motor 1.2 Turbo como gerador, o C11 tem autonomia de 170 km no modo elétrico, usando o motor para alimentar as baterias e este até poderia ser abastecido por etanol num eventual versão flex.
Com 5,05 m de comprimento, o Leapmotor C01 é o sedã executivo da marca com a mesma arquitetura, mas usando um motor 1.5 aspirado e entregando 268 cavalos na versão elétrica de alcance estendido, tendo ainda uma versão 100% elétrica com autonomia de 717 km.
Por fim, o C10 é um SUV de sete assentos do porte do C01, usando assim a mesma arquitetura elétrica.
Não se sabe de planos da Leapmotor de vir ao Brasil, mas como a Stellantis agora é acionista, pode ser que esta acabe chegando para atuar no segmento de carros elétricos de alto valor, combatendo assim a BYD e marcas premium.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!