Elon Musk estava empolgado com o ritmo do projeto de fábrica no México, onde a empresa tem planos de construir uma Gigafactory para colocar no mercado, supostamente, um carro de US$ 25.000.
Todavia, Musk teria sido orientado a reduzir o ritmo no México e o mesmo disse que reduzir o ímpeto de manter o projeto “a todo vapor”, depois que a Tesla empresa não atendeu às expectativas de Wall Street em relação à margem bruta, lucro e receita do terceiro trimestre.
Musk fez um alerta sobre as condições do mercado: “Se as condições macroeconómicas forem tempestuosas, mesmo o melhor navio ainda terá tempos difíceis”.
Trata-se de uma mudança de tom em relação a 2022, quando disse que a Tesla era “resistente à recessão”. Todavia, com greve da UAW a paralisar GM, Ford e Stellantis nos EUA, a situação econômica tende a piorar.
Uma das críticas de Musk é a alta da taxa de juros, que prejudica enormemente as vendas de carros e mesmo a Tesla sustentando descontos frequentes para aumentar as vendas, o cenário não é nada bom para o fabricante do Texas.
Ainda assim, o preço do Model Y permaneceu quase inalterado, com o foco da Tesla em modelos que vendem menos, como o Model 3 e a linha alta, com os S e X.
Agora, o cronograma da fábrica de Nuevo Leon, no norte do México, que o governo estadual estimou que custaria mais de US$ 5 bilhões, vai atrasar.
Mesmo assim, a Tesla ainda não divulgou uma previsão de custo de capital e muito menos de quando a planta finalmente começará a produzir.
Para a América Latina, a planta da Tesla no México é fundamental para se alcançar vários mercados que possuem acordos com o país, como o Brasil, assim como para abastecer o mercado de massa dos states com um produto altamente competitivo.
[Fonte: Reuters]
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!