A Toyota confirmou oficialmente o fim da produção do Etios no Brasil, com o compacto da marca japonesa a deixar a linha de montagem em 31 de agosto, encerrando assim seu ciclo iniciado em setembro de 2012.
Assim, após 11 anos, o Etios deixa a produção nacional, onde abasteceu o mercado brasileiro por nove anos e estava, desde 2021, sendo feito para exportação aos vizinhos próximos, como a Argentina.
Em nota, a Toyota disse que “a decisão foi tomada em função da preparação da companhia para a introdução de um novo modelo compacto híbrido flex, que será comercializado no mercado nacional e regional, o que fará que seja necessário um ajuste na linha de produção da fábrica de Sorocaba”.
Segundo a montadora, a saída do Etios “não afetará os empregos ou operação da unidade da Toyota na cidade”, já que o pessoal será remanejado para as linhas dos modelos Yaris e Corolla Cross.
O novo carro que assumirá a linha do Etios – fabricado nas versões hatch e sedã – será o Novo Yaris Cross, que foi lançado recentemente na Indonésia como um SUV compacto híbrido, que utiliza o mesmo motor empregado no Etios, o 2NR-FE.
Sendo equipado com este propulsor 1.5 16V, o Etios deixa para o Novo Yaris Cross seu coração como herança, finalizando uma fase em que a Toyota viu suas vendas expandirem bem no mercado brasileiro, onde até 2012, a marca só produzia o Corolla no país, trazendo Hilux e SW4 da Argentina.
Por conta do Etios, a fábrica de Sorocaba surgiu e com ela o Yaris na sequência, assim como o Corolla Cross. Aliás, a própria Toyota trasladou sua sede no Brasil da histórica fábrica de São Bernardo do Campo, a primeira da empresa fora do Japão, para a planta do interior paulista.
O Toyota Etios cometeu alguns erros, mas acertou em levar novos clientes para a marca japonesa.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!