O menor carro da Volvo em muitos anos, o EX30 chega ao mercado mundial e em breve ao Brasil, trazendo uma proposta de fidelização para um novo público, posicionando-se abaixo do XC40 e de seu irmão C40.
Feito sobre a plataforma escalável SEA, desenvolvida em parceria com a Geely, o Volvo EX30 é um SUV compacto de 4,234 m de comprimento, 1,836 m de largura e 1,550 m de altura.
Do porte de um VW T-Cross, o Volvo EX30 é um elétrico com versões de tração traseira com motor único de 272 cavalos com duas opções de bateria.
A menor, de 51 kWh, é composta por células de fosfato de ferro e lítio, com alcance não declarado pela Volvo, mas inferior ao da bateria de lítio NMC (Níquel, Manganês e Cobalto), que tem 69 kWh de capacidade e autonomia de 480 km no ciclo WLTP.
De 0 a 100 km/h, o EX30 de 51 kWh faz em 5,7 segundos, enquanto o de 69 kWh precisa de 5,3 segundos.
Segundo a versão de bateria, sua velocidade de carga pode chegar até 153 kW e o tempo de recarga até 80% é de 25 minutos.
Com visual clean, o Volvo EX30 usa faróis full LED adaptativos e inteligentes, assim como lanternas full LED, enquanto o interior centra a atenção na multimídia Google com tela como de um tablet.
O EX30 tem o Pilot Assist e também o Park Pilot Assist, um sistema de estacionamento totalmente automático, que procura e identifica a vaga, não importando como ela seja, manobrando e parando a seguir.
O ambiente tem ainda iluminação personalizável com temática nórdica, podendo ainda adicionar uma sonoridade correspondente ao tema, sempre focada nas épocas do ano na Escandinávia.
No EX30, há também o recurso de alerta de aproximação de ciclista, que avisa o passageiro ou motorista antes da saída destes do carro.
Com produção ambientalmente em carbono neutro, o Volvo EX30 deverá chegar ao Brasil com preço na casa dos R$ 300 mil.
Volvo EX30 2024 – Galeria de fotos
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!