A Wuling, ligada diretamente à GM e SAIC, está ampliando sua gama de produtos para uma investida não só no mercado chinês, mas também em alguns países emergentes.
O mais recente projeto já pronto da Wuling é o Starlight, um sedã sofisticado, apresentado pelo Ministério da Indústria e Informação da China, que liberou as imagens do produto que terá duas variantes.
Pelo que foi descrito sobre ele, o Wuling Starlight terá versão híbrida plug-in e também elétrica, que pode eventualmente ser a base de algum novo modelo da Chevrolet para mercados emergentes.
Isso não seria nada impossível, uma vez que a GM já vende alguns carros de projeto Wuling em mercados como da América Latina, tendo feito Ford e Stellantis seguirem o mesmo caminho. Mas elétrico?
Como se sabe, a GM tem planos sólidos de eletrificação total e uma pergunta que a montadora não responde (ou ainda não sabe dizer) é como se dará a mudança em mercados sensíveis aos preços.
Na China, com pesados incentivos fiscais para carros elétricos até 300.000 yuans, o Wuling Starlight não terá problemas em competir, mas fora, precisará de um custo aceitável para mercados como da América Latina.
Como um Chevrolet, seria o caminho para esse processo, uma vez que a plataforma BEV3 é notoriamente muito grande cara, reflexo imediato do ainda presente gigantismo americano, algo admirado, por exemplo, pelo ator Arnold Schwarzenegger.
Ainda assim, sedãs como o Wuling Starlight seriam mais carros de imagem num movimento ainda forte de SUVs, porém, já seria um ponto de reforço na proposta de mudança da combustão para a energia.
Com 136 cavalos na versão EV e 105 cavalos no PHEV, o Starlight mede 4,835 m de comprimento, 1,860 m de largura, 1,515 m de altura e 2,800 m de entre eixos, sendo um provável concorrente do BYD Seal, por exemplo.
Isso poderia convertê-lo em um Chevrolet Cavalier ou até mesmo manter o nome Malibu, ou quem sabe Monza em uma roupa elétrica, distante da gama americana.
Wuling Starlight 2024 – Galeria de fotos
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!