A BMW irá aumentar a produção de carros de luxo em Araquari, a partir de 2024, buscando assim elevar sua participação no mercado automotivo nacional com mais produtos localizados, assim como também se prevê aumento nas importações.
O aumento será de 10% no volume fabricado, chegando assim a 11 mil carros anualmente, sendo que não crescerá somente a capacidade instalada, mas também o quadro de funcionários, com aumento de 5%, ou seja, 50 novos empregos gerados no norte de Santa Catarina.
Reiner Braun, Presidente e CEO do BMW Group América Latina, comenta: “No BMW Group, a produção segue a demanda e acreditamos no mercado brasileiro. Temos uma estratégia de crescimento no país, que é conectada com os planos de aprimoramento da nossa atual liderança do mercado premium na região”.
Pensando numa visão mais regional, Braun explica: “Um dos pilares do sucesso do BMW Group na América Latina é a nossa estrutura regional, com três fábricas, incluindo São Luis Potosi (México), Araquari e Manaus, ambas no Brasil. Isso representa aproximadamente 10% do número de fábricas do BMW Group globalmente”.
Braun pontua: “Além disso, temos um Centro de Engenharia no Brasil, que apoia desenvolvimentos globais e 4,2 mil colaboradores comprometidos em entregar produtos e serviços de alta qualidade aos clientes.”
Com 60% das vendas concentradas em carros nacionais, a BMW tem no país as linhas de produção dos modelos BMW X1, X3 e X4, além do Série 3.
Otávio Rodacoswiski, Diretor Geral da fábrica do BMW Group em Araquari, diz: “A flexibilidade da planta Araquari possibilita aumentarmos a produção para oferecer produtos cada vez mais adequados para os nossos clientes.”
A BMW ainda não deu sinais de quais novos produtos serão fabricados no país, mas com o imposto de importação caindo forte sobre os elétricos, é provável que a marca alemã nacionalize alguns modelos, como iX1, iX3 e i4, que possuem componentes compartilhados com produtos já feitos aqui.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!