A Ford está testando no Brasil o Everest, SUV de porte médio com chassi de longarinas e derivado da Nova Ranger, fabricada na Argentina. O veículo foi visto por @caiolourencini, seguidor do canal @bfmsoficial, em Salvador, Bahia.
O SUV de sete lugares é um concorrente de modelos como Mitsubishi Pajero Sport, Chevrolet Trailblazer e Toyota SW4. Bem conhecido no Sudeste Asiático, o Ford Everest é um produto que nunca foi explorado no mercado nacional.
Fabricado em Rayong, na Tailândia, o Ford Everest também é produzido em Silverton, Pretória, na África do Sul. Com 4,914 m de comprimento, 1,923 m de largura, 1,842 m de altura e 2,900 m de entre eixos, o SUV tem suspensão elevada e robusta.
Lá fora, o Everest – também conhecido como Endeavour – é oferecido nas versões 4×2 Trend, 4×2 Limited, 4×2 Sport, 4×2 Titanium Plus e 4×4 Titanium Plus. Na frente, suspensão de duplo braço, enquanto na traseira, o eixo rígido tem sistema Five Link.
Na mecânica, o Ford Everest é oferecido com gasolina apenas na versão com motor 2.3 EcoBoost com transmissão automática de 10 marchas 10R80 da GM-Ford, tendo tração 4×2 ou 4×4 com reduzida.
Já com diesel, o Ford Everest usa o motor 2.0 EcoBlue e também o V6 3.0 Power Stroke, que sabemos ter 250 cavalos, sendo o mesmo empregado na Nova Ranger vendida aqui.
Por muitos anos, rumores sobre Endeavour ou Everest no Brasil existiram, mas nunca se provaram reais, porém, mesmo em testes por aqui, isso não significa que será vendida aqui tão cedo.
A Ford ainda mantém um centro de pesquisa e desenvolvimento na Bahia, resquício de sua antiga operação industrial na região, testando anualmente vários produtos, mas nem todos são implantados no mercado nacional.
Como a Nova Ranger não subiu os degraus do ranking, mesmo sendo fabricada na Argentina, dificilmente um Ford Everest fará melhor que ela em emplacamentos.
[Foto: Reprodução]
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!