De forma bem resumida, a Citroën disse isso: “O Novo SUV Coupe da Citroën já tem nome: Basalt. Desenvolvido especialmente para as necessidades e desejos dos consumidores na América do Sul, ele terá suas primeiras formas reveladas no próximo dia 27 de março, às 08h (horário de Brasília)”.
Bem, essa é a proposta da marca parisiense para o mercado brasileiro e latino-americano com base do Novo C3 e também no Novo C3 Aircross, sendo um modelo de estilo cupê e carroceria alta para fechar o trio do programa C-Cubed.
Com plataforma modular CMP, o Citroën Basalt adota um nome que pode ou não ser associado com C3, mas como ele usará elementos dos irmãos já presentes no mercado nacional, então não será estranho chamá-lo de C3 Basalt.
A Stellantis assim evita o termo C3 X, que já existe no mercado chinês como C3 XR, dando assim uma denominação mais forte, associada com a rocha, comumente encontrada na Rússia, no Brasil, na Índia, nos Açores e no Havaí.
Aqui, o Paraná e a cidade de Nova Prata, são os locais onde mais se concentram o basalto. Quem sabe não será lá o lançamento desse carro… Enfim, usando a mesma base dos demais da Citroën, o Basalt terá também motor 1.0 Turbo de até 130 cavalos.
Por sua proposta de baixo custo, não devemos esperar por uma versão 1.3 Turbo de até 185 cavalos, mas se vier será lucro. Com partes dos irmãos, o Citroën Basalt deve empregar elementos estéticos frontais associados com eles, como luzes diurnas em LED.
Na traseira, cujo teto tem uma queda acentuada, as lanternas em LED seguem o perfil daquelas encontradas nos C3 e C3 Aircross. Já dentro, o cluster digital de 7 polegadas e a multimídia com tela de 10 polegadas, também estarão presentes.
Sento o terceiro elemento da marca do duplo chevron, agora focada no custo-benefício, o Citroën Basalt pode ser um toque requintado na oferta popular da francesa.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!