O Novo Honda WR-V, conhecido como Elevate na Índia, deve chegar ao Brasil no primeiro semestre do próximo ano, quando se tornará o primeiro híbrido flex da marca japonesa e com produção em Itirapina.
Quem diz isso é a revista Auto Esporte, que também fala que o SUV compacto da Honda terá a mesma arquitetura híbrida dos modelos da marca vendidos no Sudeste Asiático, notadamente a Tailândia, de onde será importado o conjunto motriz hibridizado.
Nesse caso, somente a caixa transaxle com dois motores elétricos, sendo um para propulsão e outro para geração de energia, que será acompanhado de uma bateria de lítio e dos módulos de controle, acoplados ao motor L15B usado aqui.
O propulsor será o mesmo dos HR-V e City nacionais, porém, com ciclo Atkinson, preservando a injeção direta de combustível. A configuração descrita tem 98 cavalos no 1.5 litro e 109 cavalos no elétrico, entregando 131 cavalos combinados e até 25,8 kgfm.
A Honda usa atualmente duas configurações dessa tecnologia no HR-V, mas com 106 cavalos no 1.5 litro e 131 cavalos no elétrico, com 151 cavalos combinados. Isso significa que a configuração flex nacional poderá ser compartilhada com o City.
Segundo a publicação, os planos de eletrificação nacional da Honda já foram aprovados pela matriz, mesmo sem um anúncio oficial, com trabalhos tocados aceleradamente para fazer do Novo WR-V um rival direto do Novo Yaris Cross Hybrid da Toyota, que será feito em Sorocaba.
Além da versão híbrida flex, uma e:HEV mais verde, o Novo Honda WR-V terá naturalmente a versão comum, com o mesmo motor 1.5 de 126 cavalos e até 15,8 kgfm, com transmissão CVT de sete marchas, aquela montada em Itajaí.
Pelo inicialmente, a Honda importará o conjunto do sistema híbrido apara o Brasil, mas a ideia é produzir aqui para reduzir os custos de fabricação e tornar a operação mais rentável nesse caso.
Honda WR-V 2024 – Galeria de fotos
[Fonte: Auto Esporte]
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!