O Novo Toyota Yaris Cross terá sua produção iniciada em dezembro de 2024, segundo o presidente da montadora Rafael Chang, que reforçou que cada modelo da marca japonesa terá uma versão eletrificada no país.
Chang falou durante evento Congresso AutoData Perspectivas 2024, confirmando a chegada do novo SUV compacto da Toyota ao mercado nacional que, pelo jeito, só verá o produto no início de 2025.
Trata-se de um tempo bem longo para que a Toyota finalmente tenha um player no segmento de SUVs que mais vende, sendo que o Novo Yaris 2024 Cross – similar ao indonésio – chegará com motorização híbrida flex.
O executivo reforçou que cada modelo da Toyota terá uma versão eletrificada e isso indica que o Novo Yaris Cross também terá uma versão comum, apenas com motor flex.
A questão nesse caso é que a Toyota ainda não nacionalizou o conjunto híbrido flex HSD e isso significa importação do Japão e, consequentemente, volumes limitados de produção no país.
Chang explicou: “No processo de eletrificação, temos de colocar na discussão a rede de fornecedores, porque são parte fundamental na indústria e no apoio às montadoras. Vemos com bons olhos a chegada de mais veículos industrializados e junto com a chegada de outras marcas concorrentes. Isso tudo vira escala”.
Então, podemos esperar o Novo Yaris Cross com motor 1.5 ou 1.8 litro na versão a combustão flex, algo entre 105 e 144 cavalos, além da versão híbrida flex com 111 cavalos, como existe lá fora.
Aqui, onde o desempenho é considerado por muitos, o Novo Yaris Cross 1.8 seria uma exclusividade, mas se o produto seguir o padrão global, seu desempenho na versão somente flex seria muito ruim, já que o 1.5 é aspirado e o câmbio CVT de sete marchas tornaria a coisa um pouco pior…
Assim, sem escala para uma motorização única híbrida flex, o 1.8 serviria ao propósito ou, a Toyota traria o novo motor 1.5 Dynamic Force de 3 cilindros com 118 cavalos e 14,8 kgfm.
[Fonte: Auto Data]
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!