As montadoras muitas vezes são otimistas, achando que um certo modelo que vende bem lá na Europa, ou nos EUA, poderia dar certo no Brasil.
Aí, o tempo passa, estudos financeiros são feitos, ou mesmo a economia muda, e aqueles planos vão por água abaixo.
Reunimos aqui nesta lista nada menos que dezenove modelos que foram prometidos, mas nunca chegaram às ruas brasileiras.
Confira:
19) Dodge Trazo
O Dodge Trazo era simplesmente um Nissan Tiida Sedan com a marca da Dodge.
Ele foi apresentado no Brasil, no Salão do Automóvel de 2008, e a Dodge dizia que ele chegaria às lojas no ano seguinte, o que nunca aconteceu.
18) VW SP3
A Volkswagen planejou lançar uma versão melhorada de seus clássicos esportivos SP1 e SP2.
A ideia era usar um motor refrigerado a água na dianteira, provavelmente o motor do Passat. Mas o SP3 nunca chegou a ser vendido.
17) Citroen C2
Por volta do ano de 2003, no começo da vida do Citroen C3 aqui no Brasil, a marca francesa chegou a prometer complementar sua linha com o irmão menor.
Mas os planos foram abandonados, talvez por ele acabar não entregando um volume apropriado de vendas.
16) Renault Alaskan
A Renault Alaskan não fracassou tão fortemente como a sua irmã Mercedes Classe X. Mas infelizmente acabou sendo mais um modelo que nunca foi lançado por aqui.
Na época, os sites automotivos cobriram o assunto bem extensamente, foi uma espécie de Tesla Cybertruck, ou seja, só promessas por muitos anos.
O problema é que a Nissan Frontier já não vende muito bem no Brasil, aí o lançamento da Alaskan foi adiado para não atrapalhar a sua irmã de dentro de casa.
15) Fiat Bravo dos anos 90
Quando falamos de Fiat Bravo, ninguém lembra do carro mostrado na foto acima.
Mas ele chegou a ser prometido para o Brasil, no ano de 1998. Ele seria importado para brigar com o Golf e também o recém-lançado Astra.
Mas a ideia não deu certo porque o dólar subiu muito, seu valor ficaria inviável.
14) Hyundai Elantra 2019
No Salão do Automóvel de 2018, o Hyundai Elantra da geração atual daquele ano foi prometida para o Brasil, pela marca coreana.
Mas o sedã acabou nunca vindo.
13) Volkswagen Gol GTI (G5)
Quem não se lembra dos inúmeros rumores falando da volta do Gol GTI, na época da Geração 5 do hatch?
Neste caso não é um modelo que chegou a ser prometido pela fabricante, mas que era apenas esperado pelo mercado. Obviamente que nunca chegou a existir.
12) Toyota C-HR
A ideia de termos um SUV compacto da Toyota deixou todo mundo bem animado, mas a Toyota não achava que o modelo teria um volume grande o suficiente de vendas.
Isso porque estamos falando de 2017 e 2018, época onde SUVs compactos ainda não eram o assunto da vez, como acontece hoje.
11) Hyundai Veloster Turbo
O Veloster era um carro que se baseava muito em aparências: tinha um design arrojado mas uma potência fraca demais, com um motor 1.6 de 128 cavalos.
Para melhorar sua imagem, a CAOA disse na época que iria trazer o modelo Turbo, de 204 cavalos, mas ficou só na promessa.
10) Citroen C5 Aircross
Na época do Salão de Paris de 2018, a Citroen prometeu trazer para o Brasil o Citroen C5 Aircross, uma versão irmã do estiloso Peugeot 3008.
O modelo viria com o mesmo conjunto mecânico THP do 3008. Mas a empresa nunca mais falou nada sobre o assunto e ficamos a ver navios.
9) Kia Soul elétrico
Mais um carro apenas prometido. A versão elétrica do Soul, chamada de Soul EV.
A promessa aconteceu em 2015, em uma época em que a maioria das pessoas ainda nem ligava para carros elétricos.
8) Fiat 500X
Mais um modelo afetado pelas oscilações da cotação do dólar. A Fiat chegou a prometer no Salão do Automóvel de 2018 que se o dólar recuasse um pouco, o SUV viria.
Como o modelo é a versão Fiat do Jeep Renegade, a produção local até que seria fácil, mas como os planos na época envolviam apenas importação, não deu nada certo.
7) Audi Q2
O Audi Q2 foi prometido pela marca alemã em 2018. Seria uma boa ideia para termos um SUV mais em conta que o Q3, que já tinha preço convidativo.
Ele chegou a ser cogitado para fabricação local, mas os planos foram abandonados. E importar o Audi Q2 deixaria o modelo caro demais.
6) Mercedes-Benz Classe X
A Mercedes-Benz Classe X deveria ser uma versão de luxo da Renault Alaskan. E isso até chegou a acontecer, mas por muito pouco tempo lá fora.
No Brasil, ela morreu antes mesmo de nascer. O mercado não gostou nada de ver uma picape da Mercedes que na verdade não era Mercedes.
Viveu por pouco tempo e se foi sem muito alarde.
5) Peugeot 308 de segunda geração
A segunda geração do Peugeot 308 foi confirmada para vir ao Brasil como modelo importado.
Mas na época, o segmento de hatches médios já estava acabando, então a Peugeot deixou pra lá.
4) Ford Kuga
O Ford Kuga europeu, ou Escape norte-americano, foi também um carro que a imprensa falou muito sobre vir a ser vendido no Brasil.
Mas hoje sabemos que a Ford deixou de lado um legítimo europeu para vender o Territory no lugar, que era na verdade um modelo chinês disfarçado.
3) Renault Koleos
No Salão do Automóvel de 2016, a Renault apresentava uma linha renovada, com o futuro SUV Captur, o compacto Kwid e também o Koleos, que seria o Renault mais caro vendido no país.
Mas como o dólar atrapalhou as coisas, a Renault deixou o plano para lá.
2) Kia KX3
O SUV acima parece um Sportage encolhido? Sim, realmente ele se parece com isso.
O modelo irmão do Hyundai Creta até seria vendido no Brasil, de acordo com os planos da Kia, mas nunca se tornou uma realidade.
1) Nissan X-Trail
O X-Trail já foi vendido no Brasil uns 20 anos atrás. Mas o modelo acima é bem mais recente.
Algumas unidades de testes eram vistas rodando no Brasil na época, por volta de 2016, 2017. Em 2018 veio confirmação do lançamento, pela Nissan, mas os planos foram abandonados.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!