Estepe tem prazo de validade?
Quando se compra um carro usado, geralmente um dos pontos mais explorados pelo vendedor na hora de convencer a pessoa de que o carro é uma joia rara e então fechar o negócio é de que o estepe nunca utilizado, especialmente se for o estepe original do veículo, do jeito que veio de fábrica.
No entanto, se o automóvel tiver mais de cinco anos, adianta ele ter um estepe novinho no porta-malas?
Sim, isso é válido porque o pneu não tem uma vida útil, o que ele tem é um prazo de garantia. Esse prazo de garantia do pneu em geral é de cinco anos, conforme a recomendação da maioria dos fabricantes.
O que aconteceu foi que muitos começaram a interpretar esse prazo como validade, o que, segundo os fabricantes, não é verdade.
Tudo bem que o desgaste por uso não é o único fator que limita a vida de um pneu. Outro fator que é muito importante é que a borracha se degrada com o tempo por causa de fatores externos, como umidade, luz solar, temperatura e ozônio presente no ar.
Mas mesmo assim, esse desgaste não chega a comprometer o funcionamento do pneu por causa de ressecamento da borracha, perda de elasticidade, endurecimento e também rachaduras eventuais.
De qualquer maneira, cabe o bom senso. Se você tiver aí na sua casa um pneu com, digamos, 10 anos de fabricação, e já estiver todo ressecado, pode ser interessante descartá-lo, pois os pneus são o único ponto de contato do carro com o solo.
Será que vale a pena usar um pneu velho e ressecado só para economizar um trocado? Fica o questionamento.
Os fabricantes indicam a idade do pneu através da sigla DOT, presente na lateral do material rodante. Ela é acompanhada de quatro números, sendo que os dois primeiros indicam a semana de produção e os dois últimos o ano.
Assim, como exemplo, um pneu com DOT 2310 indica que sua fabricação ocorreu na vigésima terceira semana do ano de 2010. A garantia dos fabricantes de pneus é de cinco anos, mas na Europa, por exemplo, as marcas indicam até seis anos de uso.
Fica então o bom senso a cargo de todos, para analisar o pneu e decidir se já é hora de descartá-lo ou não.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!