Economizar combustível é uma prática inteligente de se manter um veículo, mas algumas pessoas levam isso mais a sério e elas são conhecidas pela prática de “hypermiling”, que são proprietários de veículos que fazem modificações para fazer uma milhagem maior.
O objetivo do hypermiling é economizar combustível de qualquer forma e o dono de um Scion xA 2005 seguiu essa cartilha ao pé da letra, fazendo modificações em seu compacto da Toyota para dobrar os números de consumo.
Reggie Hosier é um experiente praticante de hypermiling com participação em diversos grupos e fóruns de internet, trazendo em seu Scion xA várias alterações que fizeram o consumo passar de quase 15 km/l para mais de 29 km/l.
Para obter isso, Hosier trocou o sistema de direção hidráulica por um elétrico, enquanto a bomba de combustível mecânica foi trocada por uma elétrica.
Além disso, Reggie Hosier chegou ao ponto de criar um sistema que desliga a injeção de combustível mesmo com a ignição do veículo ligada, o que, na prática, faz de seu Scion xA, um híbrido leve em essência.
Hosier reduziu as entradas de ar para o motor e o radiador, de modo a tornar o carro mais aerodinâmico, assim como adicionou uma entrada de ar quente controlada por um termostato.
Esse dispositivo veio do Toyota Prius e foi colocado perto da roda dianteira esquerda. Já no motor 1.5 da Toyota, Reggie até mudou o ajuste das faíscas das velas de ignição, assim como usa uma ferramenta ScanGauge II para monitorar constantemente seu percurso de 13 km ao trabalho.
Apesar das modificações, Reggie Hosier é um motorista preocupado com o consumo o tempo todo e dirige com muito cuidado, nunca acelerando acima de 3.000 rpm e não botando o pé no acelerador em demasia.
A técnica ele aprendeu nos grupos de hypermiling, economizando ao máximo qualquer esforço que aumente o consumo de combustível.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!