Não, a Tesla não produz o Model X na China, mas por lá tem gente querendo algo parecido com o crossover elétrico do fabricante norte-americano e isso é comprovado pelo Hyper HT, da montadora GAC.
A Guangzhou Auto tem na Hyper sua marca de carros elétricos premium e no caso do HT, a chinesa usou de “licença poética” para criar um crossover bastante inspirado no carro oficial da SpaceX.
Ainda que as marcas chinesas tenham deixado, em grande parte, de clonar carros de marcas estrangeiras, a imaginação continua a sofrer a influência, digamos assim, do que faz sucesso nos mercados globais.
O HT tem linhas bem parecidas com as do Model X, apresentando uma frente curta que poderia bem ser de um carro de Elon Musk, sendo limpa e curvilínea.
Com linhas bem aerodinâmicas, o Hyper HT tem um apêndice no alto do teto, sendo esse o radar laser LiDAR, algo que a Tesla aboliu em prol apenas de câmeras e radares de seu Auto Pilot com ou sem FSD.
Tendo queda acentuada da traseira, o Hyper HT chama atenção por sua maior semelhança com o Tesla Model X, as portas traseiras do crossover da GAC abrem da mesma forma, ou seja, verticalmente, mas não como asa-de-falcão por serem integrais.
Dentro, o ambiente do HT tem ótimo espaço para pernas e os bancos dianteiros possuem mesas retráteis nos encostos, enquanto os assentos frontais apresentam apoios de pernas ampliáveis.
Todo o ambiente é coberto por vidros panorâmicos, inclusive nas portas asa-de-gaivota, tendo ainda acabamento em couro nos bancos, portas e em todo o resto.
Na frente, o painel tem uma enorme tela central e um display menor para o cluster na base do para-brisa, criando assim um visual moderno, associado com o acabamento premium do crossover.
Com motor elétrico na traseira, o Hyper HT tem 245 cavalos e 61 kgfm, indo de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos e final de 183 km/h, tendo autonomia de 600 km no ciclo CLTC.
GAC Hyper HT – Galeria de fotos
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!