A Toyota queria entender como a Tesla atua na parte industrial e para isso, usou de Benchmarking para descobrir os segredos de Elon Musk a bordo de um Tesla Model Y.
Após o desmonte do crossover elétrico, os executivos da Toyota ficaram abismados com o que viram e a descoberta literalmente foi um choque para a cultura da gigante nipônica.
Fontes ouvidas por Automotive News, revelaram como foi a reação diante da arquitetura do Model Y.
“Tirando a pele do Modelo Y, ele era realmente uma obra de arte. É inacreditável”, comentou um deles.
Executivos e engenheiros, que participaram da desmontagem, viram uma arquitetura impressionantemente simples, onde as baterias fazem parte da estrutura como um assoalho, enquanto as partes frontal e traseira do Model Y são fundidas em peças únicas.
Na avaliação dos engenheiros da Toyota, a arquitetura da Tesla está em outro nível, onde os custos ficam bem abaixo da realidade da empresa, que não possui uma plataforma dedicada exclusivamente para elétricos.
O desmonte do Model Y acordou a Toyota para a realidade após o fim da gestão de Akio Toyoda, que deixa o comando nas mãos de Koji Sato, que veio da Lexus e que tem em mente acelerar os carros elétricos na empresa.
Ele está levando um time com experiência em elétricos, incluindo executivos que vieram da parceria com a BYD, o maior rival da Tesla no momento.
A constatação foi a de que, apesar de lidar com a eletrificação desde 1997 e ter produzido milhões de carros elétricos, a Toyota ainda está distante de carros elétricos realmente eficientes.
Toda a gama atual e futura de carros elétricos de Toyota e Lexus se fundamenta na e-TNGA, que foi originalmente projetada para carros comuns e híbridos.
No momento, alegam, não há como fazer um Model Y da Toyota, pois, nem mesmo o cofre do motor de um bZ4X consegue se livrar de componentes onde a Tesla converteu em porta-malas.
A previsão é que a Toyota só terá uma plataforma dedicada em 2026 e rumores dizem que parte dessa gama de elétricos anunciada, está com freio de mão puxado para dar tempo de chegar até lá.
Na Toyota, o rumo agora é fazer carros como a Tesla, mas com a confiabilidade, qualidade e precisão da montadora, porém, isso demandará muito tempo e investimento.
A Toyota nem tem fábricas dedicadas para carros elétricos, com os atuais dividindo a linha com híbridos e hidrogênio, enquanto todas as fábricas da Tesla fazem carros elétricos.
A japonesa também não tem arquitetura própria de software avançado e apenas alguns modelos possuem atualização OTA.
Para analistas, empresas como a Tesla enxergam uma nova maneira de fazer as coisas, enquanto fabricantes tradicionais ainda lutam para mudar filosofias, que se arrastam por décadas e que hoje simplesmente não funcionam.
[Fonte: Automotive News]
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!