A General Motors mudou os planos estratégicos para carros elétricos. A ficha caiu para a empresa, que agora volta com planos de carros híbridos plug-in, usando provavelmente a base de modelos recentes lançados por lá, fora da gama elétrica.
Segundo se sabe, a GM teria cancelado os planos para uma picape elétrica compacta, sendo ela do mesmo porte da Ford Maverick, mas fontes da revista Autoweek falam ao mesmo tempo, em que, coincidentemente, autorizaram-se as versões PHEV de Silverado e Sierra.
Desde 2023, rumores diziam que a GM considerava uma picape elétrica em torno de 5,00 m para combater a Maverick, uma vez que a GM não tinha mais planos para veículos PHEV, então teria que jogar sempre com elétricos.
Supostamente ela custaria abaixo de US$ 30.000, tendo ainda imagens surgidas com duas portas, o que sugerimos como uma nova El Camino. Obviamente, o modelo de produção teria características semelhantes às da rival.
Sem essa picape, a GM focará nas marcas Chevrolet e GMC com picapes grandes hibridizadas, que deverão usar os motores Duramax ou mesmo V6, ou V8. A empresa tem um motor 2.0 Turbo usado no último Camaro.
Ainda assim, essa hibridização deve levar a GM a desenvolver um novo motor ou mesmo uma família integrada com propulsores elétricos, embora possa usá-los em caixas de transmissão automáticas.
Essa mudança de carros elétricos para híbridos plug-in pode ajudar a operação brasileira no desenvolvimento de parte disso e assim incorporar aqui elementos para jogar o jogo das demais, com carros usavam tecnologias como MHEV, HEV e PHEV, além dos EVs já conhecidos.
Resta saber se a conta fechará para a GMB, algo que não vem acontecendo há bastante tempo, segundo a própria empresa. Estar autorizada a empregar híbridos, especialmente flex, dará à filial a importância global que os carros elétricos de Detroit pareciam encerrar.
[Fonte: GMA/Projeção: Digimons Design]
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!