A Renault acompanhou outros fabricantes europeus e americanos no sentido de dividir suas operações para ampliar a receita e também separar seus objetivos futuros, como carros elétricos, principalmente.
Em sua divisão, a Renault criou a Horse, uma divisão que agregou a partir de 1 de julho, todas as fábricas de carros comuns da empresa (inclusive no Brasil), assim como de motores, transmissão e toda a estrutura que envolve os veículos de combustão interna.
Sediada em Madri, a companhia espanhola Horse passa a administrar oito fábricas de veículos e motores espalhadas pelo mundo, sendo que as plantas produzem 3,2 milhões de carros anualmente.
Com 9.000 funcionários, a Horse nasce com três centros de Pesquisa & Desenvolvimento, além de presença global em sete países: Brasil, Argentina, Chile, Espanha, Portugal, Romênia e Turquia.
Além dos carros a combustão comuns, a Horse assume o desenvolvimento de carros híbridos leves e comuns, além de combustíveis alternativos, como sintéticos, hidrogênio, GLP, GNV e etanol, por exemplo.
Atendendo as marcas Renault, Dacia, Nissan e Mitsubishi, a Horse terá uma missão importante de manter os motores a combustão por mais tempo, aliviando assim a matriz francesa desse trabalho.
Com a alta eletrificação na Europa, com a própria Renault indo nessa direção, marcas como a Dacia e as operação da francesa em regiões como a América Latina, serão beneficiadas com o desenvolvimento promovido pela Horse.
Além disso, a Horse terá 50% de suas ações nas mãos da Geely, iniciando assim uma parceria com início de fabricação conjunta na Coreia do Sul, com um novo carro criado a partir de um modelo da marca chinesa.
A joint-venture envolverá as empresa Horse, Aurobay e Aramco, mas ainda não se sabe exatamente o quanto de tecnologia a Geely cogita aplicar na Horse, já que o próprio negócio foi alvo de uma disputa interna na aliança Renault-Nissan-Mitsubishi sobre os direitos industriais das marcas japonesas.
Juntas, Horse e Aurobay (da Geely), terão 19.000 empregados, 22 fábricas e produzirão nada menos que 5 milhões de carros anualmente.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!