As redes sociais são uma distração para muita gente e um meio de divulgação de conteúdo com enorme alcance, porém, existe o lado sombrio dessa força e ele é muito perigoso.
Sem entrarmos em campos que quase todos já sabem, no caso envolvendo carros da Hyundai e Kia nos EUA, uma “onda” nebulosa está influenciando muitos jovens a praticarem crimes.
Há dois anos, no Tik Tok, alguém mostrou como roubar carros das marcas coreanas e de lá para cá, a vida dos proprietários de Hyundai e Kia praticamente virou um inferno nos states. Basta lembrar o recente caso de um cancelamento de seguro…
Agora, uma menina de 14 anos se torna outro capítulo dessa onda viral contra carros da Hyundai e Kia, já que entrou num Soul 2016 e executou o hackeamento que possibilitou sair com o crossover compacto sem dificuldades.
Ao sair com o Kia Soul, a garota logo recebeu a companhia da polícia em sua perseguição, mas diferente de suspeitos altamente perigosos, com muitos deles habilidosos ao volante, a adolescente não deu conta de dirigir o crossover, perdendo o controle.
O choque contra uma árvore foi o resultado de ser influenciada por um ato criminoso online, que poderia ter ceifado sua vida.
Por sorte, o Kia Soul tem seu pacote de proteção ativo e no impacto, permitindo assim à garota sobreviver, embora tenha saído ferida e levada para um hospital, onde passa bem.
Já o Kia Soul não deve ser recuperado, com sua frente completamente destruída, enquanto o interior exibe a avaria do crime, o hack (crack) que passou por cima do sistema de proteção do veículo.
Para o proprietário, o alívio de ter seguro, que irá cobrir sua perda, mas a questão ainda é grave.
O cracker quebra o vidro do carro, tira a tampa da coluna e insere um conector USB, em modelos sem imobilizadores, mas a Hyundai-Kia criou um patch de segurança para seus carros, com aviso por adeviso nas janelas.
Mesmo assim, por desconhecimento, os jovens arrombam carros com imobilizadores e os danificam, não conseguindo sair com eles para se divertir, muitos sem nunca terem dirigido.
Muitos donos querem punição, outros apelam por educação dos jovens, com estes últimos sabendo que não serão punidos.
Enquanto isso, a origem de tudo continua nas telas dos smartphones…
[Fonte: Auto Evolution]
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!