José Luiz Gandini, presidente da Kia para o Brasil, revelou planos do representante da marca coreana para os próximos anos e nele está prevista a chegada de dois novos SUVs eletrificados (Niro EV e EV9) e um híbrido flex com motor 1.0 litro.
Ao site Auto Indústria, Gandini comentou: “Sei apenas que tem programação para 2025. Será um modelo maior que o Rio e menor que o Cerato, em versões hatch e quatro portas. Terá motor a gasolina para os mercados globais e flex para o Brasil”.
Olhando para o mercado de carros flex e o recente movimento de algumas montadoras em direção ao carro híbrido flex, Gandini revelou algo interessante sobre o projeto da Kia. O executivo disse: “A iniciativa partiu da própria Kia. Em outubro, farei reunião em Seul e, daí, terei mais informações.”
Pela descrição dada por Gandini, o novo carro pode ser o Novo Kia K3, confirmado para produção no México, mas que não é identificado como um Novo Cerato, apesar da proposta parecer ser exatamente essa.
O Novo K3 foi divulgado na Coreia do Sul com 4,55 metros de comprimento, 1,77 metros de largura e 1,48 metros de altura e 2,67 metros de entre eixos, com porta-malas tendo 544 litros, portanto, menor que o Cerato que saiu.
Aparentemente seria um modelo inédito, mas este modelo acima está sendo relacionado como sucessor do Kia Rio, mesmo sendo identificado pela marca como K3, identificação para a Coreia do Sul para o Cerato ou Forte.
Não se sabe ainda se um Novo Cerato ficará maior que o atual para colocar esse K3 como um modelo intermediário, mas outro detalhe interessante, mencionado por Gandini, é que o carro terá uma versão hatch.
Sobre a tecnologia de híbrido flex com motor 1.0 litro, este último certamente será o Kappa 1.0 modificado para um ciclo Atkinson, devendo ser a versão TGDI por conta da potência e torque correspondentes a um motor 1.6 GDI, usado pela Hyundai-Kia em alguns híbridos comuns.
Considerando o uso do Kappa 1.0 TGDI Flex (F3LB), os 106 cavalos e 14,0 kgfm entre 1.600 e 3.500 rpm, mais um motor elétrico de 44 cavalos, contribuiriam para uma potência combinada de 140 cavalos, suficiente para tornar o Novo K3 rival do Corolla Hybrid 2025, que deverá ter por volta da mesma cavalaria.
Kia K3 2024 – Galeria de fotos
[Fonte: Auto Indústria]
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!