A Toyota quer dar mais um passo no processo de hibridização de seus carros no mercado brasileiro e começou a testar a tecnologia phiv com motorização flex.
Os testes começaram com Toyota Corolla Cross Hybrid com sistema plug-in, objetivando maior autonomia usando o etanol e também gasolina.
Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil, comenta: “Partindo do princípio de que o híbrido flex possui um dos mais altos potenciais de compensação e reabsorção na emissão de CO2 gerado desde o início do ciclo de uso do etanol extraído da cana-de-açúcar, passando pela disponibilidade nas bombas de abastecimento e sua queima no processo de combustão do carro, estamos animados com os testes em um híbrido plug-in”.
Chang finaliza: “É importante ressaltar que esses testes estão alinhados com nossos planos de futura produção nacional de veículos PHEV-FFV (híbridos plug-in flex fuel), reforçando nosso compromisso com a inovação e o crescimento sustentável da indústria nacional, e que se traduz em geração de empregos e benefícios para a economia”.
O sistema híbrido, que combina três motores, é composto por dois elétricos e um a combustão com tecnologia flex, apresentado oficialmente no Corolla sedã, e que também equipa o SUV Corolla Cross, lançado em 2021.
Os modelos híbridos-flex da Toyota são todos “híbrido full”, com eficiência energética de até 40%, capazes de mover o veículo somente com energia elétrica, enquanto um veículo híbrido leve (ou mild-hybrid), que melhora a eficiência em cerca de 5%, não chega a ter força para mover o veículo.
No caso do uso de um sistema PHEV flex, os novos híbridos plug-in da Toyota poderão rodar mais tempo com energia elétrica e farão uso de carregadores externos, permitindo assim que se use pouco o etanol no tanque ou mesmo nem use, dependendo das condições de viagem no dia a dia. O PHEV Flex fará parte do pacote de investimentos nos próximos cinco anos no Brasil.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!