Quando entramos na auto escola, estudamos a fundo todas as placas de trânsito, e regras de trânsito, e acabamos criando um conhecimento bem extenso, nesta ocasião.
O problema é que os anos passam, e acabamos esquecendo o que aquelas placas mais raras significam, já que não entramos em contato com elas no nosso dia-a-dia.
Vamos ver aqui 10 placas de trânsito que quase ninguém sabe o que significam, teste o seu conhecimento para ver quantas você conhecia!
Confira:
10) Cruz de Santo André
Indica que o veículo deve parar obrigatoriamente antes de cruzar uma linha férrea em nível.
9) Alfândega
Adverte ao motorista que o local contém uma repartição alfandegária, e que a parada de todos os veículos é obrigatória.
8) Passagem de nível com barreira
É usada em locais com a existência de um cruzamento de linha férrea em nível na via, com barreira.
7) Trânsito proibido de carros de mão
Sim, esta placa indica que não é permitido andar com um carrinho de mão naquela via.
6) Junções sucessivas contrárias
Indicam cruzamentos sucessivos. Essa placa tem duas versões, uma com o primeiro cruzamento à esquerda e a outra à direita.
5) Ponte móvel
Em áreas onde grandes barcos e navios cruzam uma via terrestre, pode existir uma ponte móvel, daquelas que se levantam para permitir a passagem de grandes embarcações por baixo.
4) Passagem de nível sem barreira
Aqui temos a mesma situação da placa número 8, mas se trata da existência de um cruzamento de linha férrea em nível na via, só que desta vez, sem barreira.
3) Projeção de cascalho
Informa aos motoristas que o cascalho pode ser projetado na estrada em alta velocidade, ou seja, os pneus dos carros podem lançar aquelas pequenas bolinhas com muita velocidade, o que pode causar acidentes a pessoas e também grandes danos a outros véiculos.
2) Vento lateral
Esta placa indica fortes ventos laterais naquela região, algo que é bem comum em regiões praianas. Recomenda-se, neste caso, reduzir a velocidade e abrir os vidros do veículo.
1) Uso obrigatório de correntes
Esta placa geralmente é usada em vias sem pavimentação, que apresentam dificuldades de circulação.
BÔNUS: Dê a preferência
Essa placa é bem comum no dia a dia, e aparece muitas vezes como uma pintura no asfalto. Apesar de não ter nada escrito, este triângulo de ponta-cabeça indica que o motorista deve dar a preferência, ou seja, permitir que os veículos vindos no outro sentido passem primeiro.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!