A vibração no volante ao frear é um problema comum enfrentado por muitos.
Essa trepidação pode ter várias causas.
Vamos comentar sobre as possíveis causas desse problema e trazer soluções para resolvê-lo.
Confira:
Disco de freio ou cubo de roda empenado
Quando você fica preocupado pelo fato do volante tremer, ou trepidar, quando você pisa no freio, isso pode gerar uma dúvida sobre o que está acontecendo.
Geralmente, isso indica problemas nos freios do veículo.
Essa trepidação é, na maioria dos casos, causada por empenamento nos discos de freio.
E estamos aqui falando dos discos dianteiros de freio, pois se os freios do seu carro tiverem algum tipo de problema nas rodas traseiras, isso não irá ser sentido no volante, e sim no pedal do freio.
Os discos de freio empenados, ou desalinhados, podem causar um desequilíbrio na força de frenagem, resultando em vibrações perceptíveis no volante.
O problema também pode estar nos cubos de roda. Se eles estiverem empenados, também pode gerar uma vibração na hora da frenagem.
O ideal é levar o carro até um mecânico para ele verificar, inclusive com instrumentos de precisão, qual é o nível de empeno nos discos.
Outra coisa que ele fará, é uma inspeção manual nos discos de freio. Se ele notar uma diferença de coloração nos discos, ou imperfeições maiores, até mesmo um ondulamento no disco, perceptível a olho nu, é sinal de que você precisará trocar os discos, ou mesmo fazer uma usinagem no disco, para ele ficar plano novamente.
Por que o disco de freio empena?
Isso acontece quando você está usando muito o freio, como por exemplo, em uma descida de serra, então o disco fica muito quente.
Neste momento se você pegar uma poça d’água ou se começar a chover, essa água pode causar um resfriamento muito rápido no disco, o que leva a ele ficar empenado.
Mesmo se você não pegar água, o resfriamento do disco de volta à temperaturas normais, pode causar com que ele fique empenado.
Outra situação é quando as pastilhas de freio ficam ruins, e são trocadas apenas elas, deixando os discos que ainda estão bons.
Então, conforme o carro vai sendo usado, até se fazer esse “casamento” da pastilha com o disco, começa ocorrer um superaquecimento no sistema de freios, então isso vai gerando um stress adicional em cima do disco, e isso com o tempo vai vai aumentando essas imperfeições do disco.
Sempre que se troca o conjunto de freio só na dianteira ou só na traseira, é necessário também se fazer uma regulagem no outro eixo, para que aquele conjunto novo não fique sobrecarregado.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!