15 de novembro de 2013 – A montadora Volkswagen está hoje convocando para recall um total de nada menos que 1,6 milhões de carros com transmissão automatizada DSG (Direct Shift Gearbox) em todo o mundo.
O câmbio DSG tem problemas não é de hoje, vários leitores sabem disso.
O câmbio DSG foi apresentado em 2003, e na época se tornou o primeiro câmbio de dupla embreagem a vir de série em carros no mundo todo. O primeiro modelo a ser equipado com este câmbio foi o Golf R32, versão bem esportiva, superior à versão GTI, com 241 cavalos de potência vindos de um motor 3.2 V6 com 24 válvulas.
Em seguida, o câmbio DSG passou a equipar o Audi TT 3.2 original, com um conjunto mecânico igual ao do Golf R32. Até 2008, o câmbio DSG estava disponível apenas em motores transversais, e então neste ano a Audi apresentou a sua versão S-tronic do mesmo câmbio para motores longitudinais.
Mas, voltando aos problemas em questão, a caixa de dupla embreagem DSG está apresentando defeitos por causa do óleo lubrificante que é utilizado dentro dela.
A montadora quer trocar o tipo de óleo sintético pelo mineral, pois em países quentes e úmidos, (como é o caso do nosso Brasil, não incluído nesse recall), especialmente naqueles países que possuem trânsito carregado nos grandes centros, a incidência de defeitos é maior, sem dúvida.
O problema estaria no óleo sintético usado pela rede de concessionárias a mando da montadora, que não seria um tipo de óleo adequado aos ambientes citados, provocando um grave curto-circuito no dispositivo todo.
Assim, a Volkswagen deverá substituir o lubrificante de todas as caixas DSG do modelo DQ200 nas regiões da China e Sudeste Asiático.
Além da caixa DSG, a montadora também realiza chamadas simultâneas para Tiguan (fusível) e Amarok (vazamento de combustível), totalizando 2,64 milhões de carros.
Você acha que a Volkswagen precisa fazer um recall do câmbio DSG aqui no Brasil também? Por que? Nos dê sua opinião!
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!