A Toyota atingiu uma marca histórica, que supera uma marca histórica, nada menos que 300 milhões de carros produzidos desde 1935, sendo um volume superior às populações de Brasil e Argentina, além de mais alguns países somadas.
Iniciando a produção de carros em 1935, com o caminhão leve G1, a Toyoda Automatic Loom Works, Ltd. partiu para um trabalho que alcança os louros da vitória após três centenas de milhões de veículos feitos.
Em 88 anos e dois meses, a agora Toyota Industries Corporation, que criou uma série de fábricas no Japão, chegando mesmo a ter uma cidade com o nome da empresa, a Toyota City em Aichi.
No arquipélago, a Toyota produziu 180,52 milhões de carros internamente, enquanto as plantas no exterior produziram 119,6 milhões de carros.
Só o Corolla, o best seller da Toyota, teve 53,399 milhões de unidades fabricadas, se aproximando da incrível marca de 55 milhões.
Dessa história, o Brasil faz parte de um capítulo importante, ao ser o primeiro país a receber uma fábrica da Toyota depois do Japão, na década de 50, em São Bernardo do Campo, de onde produziu por décadas um Land Cruiser localizado, chamado Bandeirante.
Hoje, a Toyota tem aqui três fábricas de carros e motores, todas no estado de São Paulo, sendo nas cidades de Sorocaba, Porto Feliz e Indaiatuba, com a quarta unidade sendo esvaziada para ser vendida, exatamente a unidade histórica.
Tendo sido uma das montadoras que impulsionaram o Japão no pós-guerra, a se tornar um player industrial global, a Toyota criou as bases de uma produção de massa altamente eficiência com o sistema TPS ou Toyota Production System, com o just-in-time fazendo escola.
Koji Sato, atual presidente da Toyota, comenta: “Acredito que este número de 300 milhões de unidades só poderia ter sido alcançado com o esforço interminável dos colegas de toda a empresa, desde o planeamento e design de peças e veículos, até à produção, logística, vendas e serviços, juntamente com todos aqueles que trabalham para apoiar cada etapa.”
Akio Toyoda, CEO da Toyota, diz: “Kiichiro Toyoda disse: ‘Fabricação de automóveis é algo que todos fazem juntos.’ Penso que este número de 300 milhões é uma prova de todo o trabalho árduo, todos os dias, dos nossos colegas na Toyota, dos nossos fornecedores e concessionários, e de todos os outros intervenientes, bem como de todos aqueles que vieram antes de nós. não apenas começou quando construíram o primeiro carro”.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!