Engana-se quem pensa que marcas Premium estão livres de problemas e que seus clientes não irão reclamar de seus defeitos. Na Alemanha, vários clientes da Audi andam reclamando da transmissão automática Multitronic.
Esta caixa CVT só é utilizada pela empresa dentro do Grupo VW e está disponível em alguns modelos da gama, junto com a S tronic e a Tiptronic (de seis a oito marchas, dependendo do modelo).
Um dos relatos postados nos fóruns alemães fala de uma Audi A4 Avant 3.0 TDI Multitronic 2013, cujo proprietário diz que em condução normal, a caixa CVT funciona muito bem, mas ao se enganar a ré, o veículo não sai antes de o motor alcançar 1.600 rpm ou mais.
Bem, estamos falando de um V6 3.0 com 204 cv e 40,6 kgfm. O dono relata que o carro sai muito rápido e nem sempre consegue parar onde é preciso.
Ele diz que em subida é pior ainda, visto que sempre bate uma roda ou desgasta demais o freio segurando o veículo.
A Audi diz que a Multitronic é uma transmissão muito eficiente, garantindo conforto de automático com economia de manual. Realmente as caixas CVT prezam pela economia de combustível e pelo conforto, chegando mesmo em alguns casos, ser até mais eficiente que um câmbio manual.
Depois da repercussão na imprensa alemã e de comunicado direto, a Audi cedeu um carro reserva e pegou o A4 para revisão no software da caixa, que após análise e reprogramação, voltou ao normal.
Fornecida pela Luk, a Multitronic surgiu em 1999 no Audi A6 e passou a equipar vários modelos.
Assim como outras CVT, ela possui dois discos cônicos onde uma corrente de aço varia sua relação conforme parâmetros preestabelecidos através de sensores, controlando assim a rotação do motor e a tração, esta através de discos múltiplos com acionamento hidráulico.
O erro no A4 3.0 TDI relatado acima estava no software que aciona a embreagem multidisco.
[Fonte: Auto Motor und Sport]
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!