O sol é uma fonte inesgotável de energia e alguns lugares no mundo são privilegiados pela presente do astro-rei, como o norte da África, o conhecido Magreb, onde um interessante veículo se aproveitou dessa força para rodar 1.000 km.
Batizado de Stella Terra, um protótipo de veículo solar, desenvolvido por alunos de engenharia da Universidade de Tecnologia de Eindhoven, na Alemanha, usou a energia da estrela de quinta grandeza para rodar uma distância enorme em meio ao deserto do Saara.
Com design que lembra o caríssimo Lightyear 0 holandês, o Stella Terra usa tanto seu pequeno capô quanto o teto curvado e longo para abrigar suas placas com células fotovoltaicas, que convertem a energia térmica do sol em eletricidade para sua bateria.
Pesando 1.200 kg, o Stella Terra tem perfil aerodinâmico e conta ainda com saias sobre as rodas traseiras, como no sedã ultra-caro dos Países Baixos.
Com máxima de 145 km/h, o Stella Terra só precisa do sol para que, num dia, rode 710 km sem precisar de qualquer carga elétrica de fonte diferente.
Então, para provar sua eficiência, a equipe do TU/e (sigla da universidade alemã) colocou o veículo para rodar do deserto do Marrocos até o propriamente dito Saara, percorrendo nada menos que 1.000 km.
Wisse Bos, gerente de equipe da Solar Team Eindhoven, comentou: “Stella Terra deve resistir às duras condições off-road, mantendo-se eficiente e leve o suficiente para ser alimentada pelo sol. É por isso que tivemos que projetar nós mesmos quase tudo para Stella Terra, desde a suspensão até os inversores dos painéis solares. Estamos ultrapassando os limites da tecnologia.”
Diante do desafio, o Stella Terra percorreu um trajeto muito variado, com leitos de rios secos, áreas florestais, longas trilhas montanhosas íngremes e a areia solta do deserto.
Com ajuda de empresas como a Siemens, o projeto – que envolveu 22 alunos do TU/e – mostra aos fabricantes de veículos que um carro solar é viável.
Stella Terra – Galeria de fotos
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!