No mundo automotivo, muitas vezes o fim de um produto deixa lacuna que nem sempre é preenchida, mas nos últimos anos, com a ascensão dos SUVs e crossovers, alguns fabricantes simplesmente adicionaram estes tipos como substitutos de segmentos tradicionais.
Esse é o caso do Chevrolet Trax 2024, que foi confirmado pela GM como substituto do Chevrolet Cruze, mas no mercado norte-americano, onde a saída do médio da gravata dourada obrigou o fabricante a apostar num crossover em seu lugar.
Brad Franz, diretor de marketing de crossovers da Chevrolet, disse: “Fizemos a notícia do Cruze indo embora e nossos ciclos de vida do produto são de cinco a seis anos, começando com o planejamento. Percebemos que, ‘ei, temos um buraco no portfólio, o que vamos fazer?’ Há um pouco desse espaço em branco e [há] migração de carros, então o que podemos fazer?”
Na gama da Chevrolet americana, a saída do Cruze gerou um buraco que precisava ser tapado e modelos como Sonic, Trax (antigo) e Trailblazer não conseguiriam ocupá-lo.
Franz comentou sobre essa lacuna: “Como realmente começamos a nos firmar nessa direção, isso nos permitiu explorar o que é possível. E acho que é isso que você tem hoje. Ele [Trax 2024] tem uma pegada um pouco menor e mais longa, então para as pessoas que estão saindo desses carros médios, não é tão grande em comparação com um SUV maior.”
No projeto do Trax 2024, a GM considerou até a altura, como Franz comentou: “Muitas pessoas nos dizem que não gostam dessa grande altura de rodagem, então achamos que equilibramos bem o carro saindo do chão, é mais alto, mas não exatamente a altura do Trailblazer, então é isso que eu quis dizer quando disse ter reinventado [o Cruze]”.
O executivo finalizou: “Vemos um espaço em branco lá, então isso meio que alimenta as duas pontas da demanda. O Cruze foi uma grande inspiração para o Trax, como o Trailblazer, e estamos tentando acertar, pois sabemos que tem gente que quer carro e tem gente que quer SUV, mas nem todos querem sentar no alto”.
[Fonte: GM Authority]
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!