A marca Aion foi criada pela chinesa GAC em 2019 para ser sua representante no segmento de carros elétricos com uma gama 100% energizada e agora chega a um marco importante e até histórico para o mercado chinês e mundial.
A GAC Aion comemorou agora em dezembro a produção de seu carro número 1.000.000, sendo ele um crossover elétrico chamado Hyper HT, num momento em que a marca é apenas uma das muitas chinesas dedicadas somente aos elétricos.
O feito faz com que a Aion seja a marca de crescimento fabril mais rápido do mundo, dada sua pouca idade, além de ter sido ela que produziu também o 20.000.000º carro eletrificado feito na China.
A Aion tem um portfólio com cinco modelos elétricos, formada em 4 anos e 8 meses de existência, com começo tímido. Não sendo vendida fora da China, a marca da GAC mostra como o mercado local é enorme.
A GAC construiu o que chama de fábrica ecológica e em apoio à produção, uma segunda planta foi erguida para produção de baterias da marca Yinpai, permitindo assim que a produção se dê com sustentabilidade.
Em menos de cinco anos, a Aion surpreende por ter até desenvolvido um robotáxi baseado no crossover LX, sendo um veículo de condução autônoma e com uma tela traseira enorme para servir de entretenimento.
A Aion é uma das marcas da GAC, tradicional sócia de fabricantes como a Honda e a Toyota, por exemplo, tendo como modelos o crossover Aion Hyper HT, Aion LX Plus (que deu origem ao robotáxi) e o monovolume Aion Y.
O sedã Aion S tem ainda variantes S Plus e S Max, cada um com layout diferente, mas compartilhando a mesma base. A marca chinesa tem potencial para vender bem fora da China. Também desenvolveu o superesportivo elétrico Aion GT.
Ela também é uma das causas da queda nas vendas de fabricantes estrangeiros por lá.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!