A BYD demorou 20 anos para produzir 5 milhões de veículos, desde o simplório Flyer até o sofisticado Seal, porém, três meses após a marca histórica, a Beyond Your Dreams alcançou 6 milhões de carros feitos.
Foram 1 milhão de carros eletrificados em apenas três meses, surpreendendo pelo rápido crescimento produtivo com suas fábricas em ritmo acelerado.
O FANGCHENGBAO BAO 5, jipão da submarca de nome estranho da BYD, foi o veículo número 6.000.000 e o SUV pode vir ao Brasil, já que tem um apelo aventureiro que daria certo por aqui.
O feito foi alcançado em Zhengzhou, na China, nesta sexta-feira, dia 24 de novembro, indicando que agora, a BYD pode produzir anualmente nada menos que 4 milhões de carros elétricos e híbridos.
Trata-se de um volume considerável que coloca em questão eventual liderança da Tesla no momento, ainda que a americana seja totalmente dedicada aos elétricos, enquanto a chinesa ainda tem boa parte de seu portfólio em híbridos.
Atualmente a BYD conta com as linhas Dynasty e Ocean, além das marcas Denza e Yangwang, sendo a primeira criada em parceria com a Mercedes-Benz.
Inicialmente, a BYD seguiu a linha das marcas chinesas do começo dos anos 2000 e clonou vários carros da Toyota, como o F3 (Corolla 9), F5 (Corolla 10), M6 (Previa), F0 (Aygo), S6 (Lexus RX) e F8 (mistura de Mercedes com Megane CC), entre outros.
Enquanto copiava, a BYD vertia seus lucros em algo que seria a reviravolta da marca, até então mais uma clonadora de carros japoneses.
Há mais de 10 anos, a BYD começou a produzir baterias de lítio e fosfato de ferro, com a estratégia de criar estações de backup de energia com as células antigas.
A ideia deu certo e a BYD passou de uma copiadora para parceira essencial de empresas como Mercedes-Benz e Toyota…
Hoje, os carros elétricos da japonesa usam baterias Blade da BYD, inclusive até mesmo a famosa Tesla.
Após 6 milhões de carros feitos, com uma parte sendo de clones, logicamente, atualmente a BYD é um player que mete medo em muita marca de renome, sendo até capaz de alterar a política de alguns lugares, como aqui…
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!