Muitos dos que conseguem comprar um carro zero quilômetro no Brasil costumam dizer que o primeiro jogo de pneus usado no carro dura muito mais do que os seguintes.
Será que o jogo de pneus instalado de fábrica tem algum segredo para durar mais do que aqueles pneus que compramos no mercado paralelo, em nossas cidades?
A resposta é que estes pneus não tem nada de especial. Eles podem durar mais, pois o carro está em um ótimo estado de conservação, afinal, é novinho em folha.
Se o carro passar por revisões preventivas, para analisar e resolver eventuais problemas de suspensão que possam aparecer, além de alinhamento e balanceamento frequentes, os futuros pneus, aqueles pneus de reposição, deverão durar o mesmo que o primeiro jogo que veio no carro.
O que acontece é que muitas pessoas não fazem essas manutenções envolvendo suspensões, rodas e pneus.
Se você já teve algum carro 0km, deve muito bem se lembrar de que por vários anos, tudo que a gente sabe fazer é trocar o óleo do motor e mais nada.
Com relação ao alinhamento e balanceamento, o ideal é que ele seja feito a cada 10.000 km, o que quase nunca acontece, principalmente para quem roda muito. Quem, rodando em torno de 3.000 km por mês, faz alinhamento e balanceamento a cada três meses? É um gasto que muitos preferem deixar para lá.
Por isso que os futuros jogos de pneus acabam durando menos do que aqueles famosos 50.000 ou 60.000 km que o primeiro jogo dura.
Outro ponto muito importante, que é relegado a um segundo plano é o rodízio de pneus, que é recomendado pela maioria das montadoras.
Ele ajuda a equalizar o desgaste dos pneus entre os eixos dianteiro e traseiro, também ajudando os pneus a durarem mais.
Ou seja, no final das contas tudo se resume a gastos. Ou fazemos todas essas manutenções para os pneus durarem mais, ou trocamos os pneus mais frequentemente.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!