A General Motors anunciou um investimento de R$ 7 bilhões para o período entre 2024 e 2028, com objetivo de “reforçar
a competitividade da empresa e a sustentabilidade de suas operações e produtos”.
O foco é mesmo renovação do portfólio e parte dele será de carros elétricos, como já confirmado pela montadora, com modelos como Chevrolet Equinox EV, Chevrolet Blazer EV e Chevrolet Silverado EV, além de um possível retorno do Bolt, já em nova geração.
Todavia, a GM deve embarcar na eletrificação de seus carros comuns, como já indicado pela empresa após rumores que de poderia deixar o mercado ou a produção brasileira.
O montante anunciado, acompanhado de um vídeo institucional onde a GM reforça sua presença no país com cinco fábricas e 600 concessionárias, onde já vendeu 18 milhões de veículos, surge no momento em que a empresa comemorará seu centenário.
Shilpan Amin, presidente da General Motors International, comenta: “O Brasil é estratégico para o plano global de expansão de negócios da GM. Além de ser um polo exportador de veículos para a América do Sul, conta com um amplo centro de desenvolvimento de engenharia e é um mercado com alto potencial de crescimento com vocação também para veículos de novas tecnologias, em sintonia com a matriz energética predominantemente limpa do país”.
Diante de movimentos mais nítidos de rivais como Volkswagen e Stellantis, voltados para o híbrido flex, a GM adotará provavelmente a tecnologia, já que não se mostra viável uma mudança radical direto da combustão para a eletrificação plena.
A própria GM nos EUA, com o Novo Equinox 2025, mostra que um salto direto não é possível. Ainda assim, no comunicado, a montadora não menciona nada em relação à hibridização e não cita nenhum produto, mas o discurso vai nessa direção.
Para continuar brigando com Fiat e VW, a Chevrolet terá de dançar a mesma música no mercado nacional.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!