A General Motors reverterá as demissões em suas três fábricas paulistas após decisão judicial, que a forçou a readmitir os 1,2 mil empregados dispensados nas unidades de São Paulo.
Com a decisão do Tribunal Super do Trabalho, a GM trará de volta os demitidos, que incluiria funcionárias grávidas, fazendo assim cumprir a decisão judicial.
Todavia, ainda não se sabe como a GM fará a readmissão do quadro, que motivou uma greve nas fábricas de São Caetano do Sul, São José dos Campos e Mogi das Cruzes.
Com 13 dias de greve, as operações nas plantas paulistas da GM continuam paralisadas, pois a greve não foi encerrada pelos trabalhadores, mesmo com a promessa da GM em cumprir a decisão do judiciário trabalhista.
Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, sem esclarecimentos da montadora sobre como será realizada a reintegração dos ex-funcionários, disse que o quadro só voltará ao trabalho após uma definicição do que a empresa fará.
Nesta segunda (6), agora à tarde, a GM tem uma reunião com os sindicatos dos funcionários das três fábricas para chegar a uma proposta que todos aceitem e que se volte ao ritmo de produção.
Em duas semanas, a GM deixou de fazer várias unidades dos modelos Chevrolet S10, Trailblazer, Montana, Tracker e Spin, já que Onix e Onix Plus são feitos em Gravataí, no Rio de Grande do Sul.
Valmir Mariano, vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, afirmou: “A retomada dos empregos é uma vitória histórica, fruto da forte luta dos trabalhadores das três cidades. Foram treze dias de greve e muita união em defesa dos empregos. Mostramos a força da nossa categoria”.
Já a GM emitiu nota dizendo que “após várias alternativas atendendo as necessidades de cada fábrica como, lay off, férias coletivas, days off e proposta de um programa de desligamento voluntário, essa não aprovada nas fábricas, sem a proposição de qualquer alternativa.”
[Fonte: AB]
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!