A fábrica da Caoa Chery continua com sua produção suspensa em Jacareí desde 2022, quando os últimos carros dos modelos Tiggo 3x e Arrizo 6 foram produzidos no local.
Prometida para 150.000 carros por ano, a fábrica paulista só produziu 14.000 unidades e ainda espera para novos carros chineses, como apurou o site Automotive Business.
A sociedade entre a Chery e a CAOA continua, mas a planta do Vale do Paraíba continua funcionando, porém, como centro de distribuição para os modelos iCar e Arrizo 6 Hybrid.
No local, o estoque de unidades desses modelos está reduzido devido aos preços mais agressivos da Caoa Chery e desde maio não recebeu novos carros importados da China.
O sindicato local diz que a montadora chinesa mantém os planos de ingressar com novos carros a partir de 2025, mas por ora tudo ainda fica na promessa.
A ideia continua sendo a de produzir carros eletrificados na planta de Jacareí e por ora, o recente investimento da CAOA de R$ 3 bilhões, é focado na fábrica de Anápolis, em Goiás.
A Caoa Chery tem dado atenção aos modelos Tiggo 5x, Tiggo 7 e Tiggo 8, mas até o momento, produtos como o Omoda 5, por exemplo, ainda não chegaram.
Movimentos da marca premium Exeed já foram vistos no país e até o Omoda 5 não é mais segredo rodando por aqui.
Ainda assim, se a CAOA não se decidir pela produção em Jacareí, a Chery estaria estudando alternativas para utilizar a planta com produtos das marcas Omoda, Jetour ou Jaecoo, ainda não vistos no mercado brasileiro.
Por ora, o acordo entre as duas empresas continua, assim como a sede da CAOA International em Hong Kong, indicando que os planos permanecem.
Enquanto isso, marcas como Great Wall e BYD fazem movimentos cada vez mais ousados e os números de vendas indicam que a Caoa Chery é uma rival a ser batida.
[Fonte: Automotive Business]
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!