Ele ainda é importado da China e é oferecido por aqui, somente como híbrido HEV e PHEV, todavia, caiu nas graças do consumidor brasileiro com sua proposta de preço agressiva e tecnologia embarcada, chegando agora ao Top 20.
Este é o Haval H6, modelo de SUV médio da Great Wall, que neste mês de janeiro, com pouco mais de uma semana de vendas, já acumula 906 emplacamentos (até sexta, dia 12), o que lhe dá a 19ª posição no ranking dos 20 carros mais vendidos.
Trata-se de números parciais em um mercado que ainda não chegou à primeira quinzena do ano, mas que já revela as pretensões chinesas por aqui, com o Haval H6 figurando pela primeira vez no Top 20 da Fenabrave.
Na lista, ele está à frente do Yaris hatch com 854 vendidos. Sem aumento de preços, por ora, devido ao aumento do imposto de importação para híbrido HEV (alíquota de 15%) e PHEV (alíquota de 12%), o H6 deve ter uma procura boa num mês ruim.
Como se sabe, janeiro é um período de vendas lentas no mercado nacional, mas o Haval H6 no Top 20 é um sinal de que o ritmo só será ruim para os carros a combustão, pois, por conta do aumento da alíquota para eletrificados importados, os consumidores vão correr para garantir preços.
BYD e Kia, por exemplo, já anunciaram a manutenção dos valores em janeiro, diferente da Volvo, que já mandou ver em alta na tabela de preços. Com os preços do ano passado, as marcas chinesas, em especial, contribuirão para que o resultado de janeiro de 2024 possa ser melhor que o de 2023.
Com preço de R$ 214.000 para a versão HEV e R$ 269.000 para a PHEV, o Haval H6 é um player de peso no segmento de eletrificados e briga direto com o Corolla Cross Hybrid, assim como com o BYD Song Plus, seu maior rival conterrâneo.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!