A Bahia foi o primeiro a aderir à isenção de IPVA para carros elétricos, mas não por influência própria e sim da montadora BYD, que acaba de chegar ao Estado.
Na negociação para implementação da fábrica, a BYD sugeriu ao governo estadual implantar a isenção de IPVA para carros elétricos e isso foi feito.
Agora, na Bahia, os carros elétricos terão isenção de IPVA a partir de 2024 e apenas para veículos com preços até R$ 300.000, beneficiando assim três modelos da BYD, sendo eles Dolphin, Yuan Plus e Seal.
Todavia, a BYD pretende ir além e negociar com outros estados para que carros elétricos tenham isenção de IPVA, segundo Stella Li, vice-presidente global da marca chinesa.
Li falou que a BYD vai dialogar “com todos os estados do país”, visando a isenção ou, a depender da situação, uma redução no imposto para carros elétricos e híbridos, lembrando que a marca fará no país o Song Plus.
Atualmente, seis estados e o Distrito Federal, dão isenção de IPVA para carros elétricos, sendo eles: Maranhão, Minas Gerais (apenas para carros feitos no estado), Paraná (prorrogado até dezembro de 2023), Pernambuco, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte.
Outros, Ceará, Rio de Janeiro e Alagoas reduzem a alíquota de IPVA para carros elétricos. No estado do Pará, o interessante é que o governo local tende a seguir a Bahia com proposta de carros elétricos isentos até R$ 300.000.
Em São Paulo, o maior mercado automotivo do país, a Assembleia Legislativa debate um projeto de lei que reduz o IPVA de carros elétricos em 50%, já que a outra parte, por lei, pertence ao município.
Como na capital paulista já impera a isenção de IPVA para carros elétricos emplacados na cidade. Dessa forma, com isenção estadual, a cidade passará a ter isenção total para carros elétricos e também híbridos.
[Fonte: Globo]
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!