A Jaguar Land Rover está buscando a produção de carros elétricos no Brasil e para isso, negocia com a matriz inglesa para ter investimentos nesse sentido no país.
A montadora britânica quer produzir aqui as novas gerações de Evoque e Discovery Sport, modelos atualmente feitos em Itatiaia, região do Vale do Paraíba, no Rio de Janeiro.
Por aqui, a filial brasileira da JLR quer convencer a matriz que o projeto nacional não é apenas “para inglês ver”, aproveitando o avanço dos carros elétricos no segmento premium por aqui.
Por ora, a Jaguar Land Rover ainda não viu movimentos mais sólidos no sentido de produção de carros elétricos de luxo, mas a BMW é altamente suspeita de estar planejando uma eletrificação forte em Santa Catarina.
Diante disso, a Jaguar Land Rover do Brasil apostará na mudança de perfil do comprador para tornar a marca novamente forte por aqui.
Uma proposta sólida nesse sentido, por parte da filial, é levar aos britânicos a posição do Brasil como futuro polo exportador de carros elétricos e com isso, fazer com que Itatiaia seja essa porta aberta aos mercados vizinhos e outras regiões.
É a aposta nisso que faz a filial da JLR entender que a planta fluminense poderá atender esse novo mercado adiante e assim aumentar consideravelmente os volumes, hoje muito baixos.
João Oliveira, CEO da Jaguar Land Rover do Brasil, comentou: “Estamos discutindo bastante com a matriz o próximo ciclo de investimento porque nossa visão é que conseguimos produzir os carros elétricos da próxima geração no nosso país, tanto para consumo interno como para exportação. Nossa fábrica tem qualidade de produção e de engenharia para poder exportar esses veículos para qualquer destino”.
Mas, a filial da JLR é mais ambiciosa e pensa alto na questão da exportação, como garantiu Oliveira: “O Brasil tem interesse em exportar para mercados de volume maior. Temos estudo grande sobre a possibilidade de nossa fábrica alimentar o mercado dos Estados Unidos”.
[Fonte: AB]
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!