Quem nunca ouviu do pai, lá na garagem, mexendo no carro, que nunca se devia ligar o carro com os faróis acesos, pois isso ia fazer queimar as lâmpadas?
Pois bem, isso é algo que por muitos e muitos anos se passou de pai para filho, apesar de não acharmos que hoje as crianças se interessem mais por carros, para estar ali na garagem com o pai.
Mas será que isso é mesmo verdade?
Quem entende do assunto diz que é mito
A SAE Brasil, afiliada da SAE Internacional, cujo nome significa “Society of Automotive Engineers”, ou Sociedade de Engenheiros Automotivos, afirma, através do seu comitê de veículos de passeio:
Dar a partida no carro com muitos equipamentos ligados pode sobrecarregar sim o sistema, mas nunca irá fazer com que uma lâmpada queime.
E hoje, isso é muito menos provável de acontecer, pois muitos dos modelos mais recentes lançados no mercado, nos últimos anos, tem sistemas que cortam a alimentação de faróis e acessórios na hora da partida, o que ajuda a preservar a vida útil da bateria e de outros sistemas elétricos.
Mas a lâmpada do farol sofre com acionamentos sucessivos
Um ponto negativo é que este corte acaba reduzindo a vida útil da lâmpada do farol, segundo o CESVI Brasil, pois ela estava em temperatura ambiente, se esquentou quando a ligamos, aí esfriou durante a partida, para logo em seguida esquentar novamente.
Ligar o carro com os faróis acesos repetidamente pode ter um impacto significativo na vida útil das lâmpadas. O aumento da demanda energética durante as partidas frequentes e contínuas coloca as lâmpadas em um estado mais vulnerável.
A oscilação brusca e rápida da corrente elétrica pode causar danos internos nas lâmpadas, resultando em menor durabilidade e necessidade de substituição mais frequente.
Lâmpadas de baixa qualidade ou desgastadas podem ser ainda mais afetadas pela sobrecarga e pelo consumo excessivo de energia.
Teste feito por revista
Cerca de 15 anos atrás, uma conhecida revista automotiva do país fez testes, ligando um carro por sucessivas vezes com os faróis ligados, e em momento algum as lâmpadas queimaram.
Mas é claro que isso não nos isenta de facilitar a vida do nosso veículo, desligando os faróis antes de dar a partida. Não custa nada, não é mesmo?
Cuidar da bateria é algo ainda mais necessário em carros que não são usados diariamente, como por exemplo modelos antigos de uma coleção.
Para isso, aquelas chaves gerais que instalamos no polo negativo da bateria, ajuda bastante, pois mesmo que o seu clássico fique, digamos, 30 dias desligado, nesse tempo todo a bateria não estará descarregando todos os dias, pois a chave impede que a energia saia dela.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!